• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Christian Drosten, um dos virologistas de referência da Alemanha, afirmou nesta segunda-feira (26) que o vírus da Covid-19 já se tornou endêmico e que, com isso, a pandemia chegou ao fim.

covid

“Neste inverno, estamos vivendo a primeira onda endêmica do Sars-CoV-2 e, com ela, na minha opinião, acabou a pandemia”, disse o diretor da área de virologia do hospital berlinense Charité em entrevista ao jornal Tagesspiegel. Terminado o inverno na Europa, a imunidade da população será tão ampla e resistente que o vírus não terá mais a capacidade de causar uma nova onda de casos no verão, previu Drosten, a menos que sofra nova mutação.

"Mas não espero que isso [mutação] aconteça agora", ressaltou.

Drosten defendeu, no entanto, as restrições introduzidas pelas autoridades para travar a propagação da pandemia, uma vez que, sem a redução de contatos na Alemanha, teria sido registrado "1 milhão de mortes ou mais".

Questionado sobre a situação na China, onde o número de casos aumentou de forma alarmante após a retirada das restrições, o virologista destacou o resultado decisivo das campanhas de vacinação na Alemanha e na Europa.

"O grande erro da China foi que a população, principalmente os idosos, não foi informada sobre a vacinação", comentou. Questionado sobre a situação na China, onde o número de casos aumentou de forma alarmante após a retirada das restrições, o virologista destacou o resultado decisivo das campanhas de vacinação na Alemanha e na Europa.

"O grande erro da China foi que a população, principalmente os idosos, não foi informada sobre a vacinação", comentou.

Agência EFE

Foto: National Reprodução/Institute of Allergy and Infectious Diseases