A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um alerta sobre uso de produtos para trançar e modelar cabelos comercializados no país.
De acordo com a Anvisa, supostamente esses produtos estariam "ocasionando cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis". A agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
"Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias." O alerta foi emitido na última terça-feira (13). A Anvisa ressaltou que é de fundamental importância que quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados ao uso desses produtos — e de outros cosméticos — sejam registrados.
"Há links específicos para registro por parte de cidadãos e profissionais que manejam produtos cosméticos e empresas e profissionais de saúde."
A Anvisa ainda recomenda que a população só faça uso de produtos que são regulamentados por ela. Os consumidores também devem evitar tomar banho de piscina e mar após trançar os cabelos e, ao lavá-los, proteger, de forma cuidadosa, os olhos.
Se a pessoa está com algum problema nos olhos, como conjuntivite, é recomendado evitar o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos, para impedir que isso possa se agravar.
Efeito grave
Um efeito indesejável grave é uma reação adversa inesperada e prejudicial à saúde humana, que leva à incapacidade funcional temporária ou permanente, invalidez, hospitalização, anomalias congênitas, risco imediato à vida ou morte.
R7 com Agência Brasil
Foto: Freepik