• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

As pessoas podem pensar na saúde física e mental como duas categorias separadas para focar, mas elas estão completamente interligadas. Às vezes, essas pequenas coisas estranhas (e ocasionalmente irritantes) que acontecem com o corpo humano não são tão sutis e se faz necessária uma atenção maior.

sinaialerta

É importante ouvir o que o corpo está dizendo. Uma pessoa pode estar acostumada a tomar algum medicamento e esperando que ele resolva imediatamente, mas procedimentos de check-in físicos e psicológicos também fazem a diferença. É possível que os problemas físicos estejam ligados a algo que se passa na mente.

Um dos possíveis sintomas é o chamado “nó no estômago”, ou mesmo a sensação constante de náuseas. Essa dor de estômago pode sinalizar que o corpo está pagando por algo que se passa na mente. Estudos têm mostrado que quando o sistema nervoso está tentando lidar com uma mensagem que o cérebro está enviando, a digestão acontece de maneira irregular.

A queda de cabelo é outro problema que pode aparecer em certos casos. Pesquisas mostram que quando os níveis de estresse estão elevados, o cérebro produz cortisol (hormônio do estresse). A liberação desse cortisol pode diminuir os nutrientes nos folículos capilares – o que pode explicar a queda de cabelo além do normal.

A sensação de esgotamento, cada vez mais comum na sociedade, é um importante sinal de alerta. O cortisol dá ao corpo um impulso de energia quando necessário, mas se uma pessoa está sempre produzindo, essa energia acaba. Então, caso a pessoa esteja tendo uma noite normal de sono, mas há a sensação de cansaço durante todo o dia, o corpo pode estar indicando problemas mais sérios.

Quando o cérebro está trabalhando em alta intensidade e alguém não consegue “desligá-lo”, pode causar a dificuldade para adormecer à noite. Então, ainda que o corpo esteja exausto durante o dia, não conseguirá dormir à noite porque a mente não vai descansar. Caso esteja lidando com problemas de sono, sabe-se que mesmo apenas uma ou duas noites sem dormir pode afetar todo o funcionamento do corpo.

É importante separar tempo suficiente para descansar e fazer coisas que ajudam a recuperar a energia e, com isso, gerenciá-la com sabedoria para haver uma melhora significativa. É altamente indicado pedir ajuda prática, apoio emocional ou conselho, especialmente para profissionais de saúde, que deverão recomendar os tratamentos mais adequados.

R7

Foto: reprodução/Luciana Kotaka