• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

sistemaimunologicoTodos os dias o nosso corpo fica exposto a vírus, bactéria, fungos e outros microrganismos espalhados pelo ar que podem atacar nosso organismo. É graças ao sistema imunológico que não adoecemos com tanta frequência, que escapamos de infecções e doenças graves mesmo estando em ambientes desafiadores. Um conjunto que funciona como um vigilante: atento a todos os microrganismos com os quais entramos em contato durante o dia.

É possível fortalecer o sistema imunológico?
Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, hábitos saudáveis dão melhores condições ao sistema imunológico para trabalhar bem - e isso se traduz em mais dias na vida com o corpo em pleno funcionamento.

"Se você for uma pessoa saudável e for infectado por um vírus ou bactéria, suas chances de ter efeitos mais amenos e não morrer da infecção são maiores que uma pessoa com alguma doença associada", disse Ballalai.

Um bom exemplo é o novo coronavírus: segundo dados do governo da China, a maioria das vítimas de coronavírus tinha problemas de saúde anteriores, como cirrose hepática, hipertensão, diabetes e doença de Parkinson.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Karina Bortoluci, explica algo que é difícil perceber no nosso atribulado dia a dia: "A prova de que o sistema imunológico está trabalhando o tempo todo é que estamos em contato com agentes infecciosos a todo momento, mas não adoecemos sempre".

Mas se o inverso acontece, isso pode ser um aviso. 'Se adoecemos com frequência, é um sinal de que o sistema imunológico não está funcionando bem', afirma Bortoluci.


A imunologista reforça as condições para que o sistema imunológico faça com competência a função de barrar visitantes indesejáveis no seu corpo: “Recomendamos uma rotina saudável como um todo: ter uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente, cuidar da mente e ter menos estresse interfere positivamente no sistema imunológico”.

Uma pesquisa publicada em janeiro no periódico médico britânico "BMJ" mostrou que hábitos saudáveis podem atrasar em até 10 anos o câncer e as doenças do coração.

Quanto aquelas recomendações caseiras, como tomar vitamina C, não tomar sorvete no frio ou não se molhar na chuva, Bortoluci afirma que "não há comprovação científica."
Mas não existe milagre
Existem maneiras de fortalecermos o sistema imunológico, mas é um mito achar que é possível fortalecer esse complexo mecanismo de defesa somente com hábitos.

"É claro que todos devemos ter hábitos saudáveis, mas eles não nos livram de doenças infecciosas. Nem mesmo atletas supersaudáveis estão livres de serem infectados por vírus, por exemplo", afirma Isabella Ballalai.

Por isso, a única maneira de fortalecer o sistema imunológico a ponto de ficarmos imune a certas doenças graves, como febre amarela, é por meio da vacinação. "As vacinas produzem anticorpos e nos imunizam de certas doenças."


Como funciona o sistema imunológico
O sistema imunológico é um mecanismo complexo formado por inúmeras células e moléculas que agem na defesa e no equilíbrio do nosso organismo. "Ele é capaz de discriminar nossas células saudáveis das células danificadas, assim com identificar um patógeno que tenta nos atacar", diz Karina Bortoluci.

As células danificadas são células que perderam sua função. "O tumor é uma célula do nosso corpo, mas que perdeu o seu funcionamento normal e passou a se comportar de jeito estranho. Por exemplo: a membrana que envolve aquela célula se rompeu e ela passou a jogar para fora tudo o que estava envolto pela membrana".


Já os patógenos são agentes externos capazes de afetar a nossa saúde e nos causar infecções, como fungos, vírus e bactérias.

"O sistema imunológico consegue enxergar o que está nos atacando ou o que está fora do funcionamento normal. Localizado o problema, ele vai agir de inúmeras maneiras: uma célula vai capturar esse microrganismo, outra irá fagocitar (comer), também terá a que vai degradar, enquanto que outras produzirão anticorpos", descreve Bortoluci, explicando que anticorpos, por sua vez, são como "soldados" que, uma vez que nos defenderam de determinado vírus ou bactéria, para sempre se lembrarão de nos defender daquele elemento.


Além de fazer a defesa natural, o sistema imunológico também equilibra o funcionamento do nosso corpo, mantendo constante pressão arterial, batimentos cardíacos e temperatura corporal. "Se temos uma febre, por exemplo, é o nosso sistema imunológico tentando combater uma infecção."

O que acontece com o sistema imunológico quando envelhecemos
"Ele também envelhece", diz a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia. "Conforme envelhecemos, nosso sistema imunológico produz menos células de defesa."

É por isso que idosos costumam adoecer com maior frequência, assim como uma gripe ou qualquer outra infecção se torna mais agressiva em idosos do que em jovens.

 G1

Foto: divulgação