Lentilha, romã, uva... alimentos presentes na ceia de Ano-Novo são altamente nutritivos e podem ser consumidos durante todo o ano, pois fazem bem à saúde. Confira nas próximas imagens alguns desses itens e os benefícios deles.
Com alto valor nutritivo e poucas calorias (1 xícara tem apenas 230 kcal) a lentilha é uma excelente fonte de fibras, ácido fólico (importante para gestantes), magnésio (melhora o fluxo sanguíneo), cálcio e ferro.
As sementes de romã, muito consumidas na virada do ano para dar sorte, são ricas em vitaminas C, K e em potássio. A casca, usada para fazer suco, possui antioxidantes potentes chamados de punicalaginas. A fruta também tem propriedades anti-inflamatórias, bem como pode ajudar a combater micro-organismos nocivos, como Candida albicans, que causa a candidíase.
Rica em ferro, melhora a qualidade da pele, ajuda no controle da pressão arterial e a reduzir as placas bacteriana na boca.
Outra tradição comum também é a de comer uvas na hora da virada. Essa fruta ajuda a reduzir a pressão arterial e pode ser útil para pessoas que sofram de dor de cabeça. Também está associada à limpeza do pulmão e ao combate da asma. Se exagerou na comida, a uva promove alívio gástrico de indigestão e constipação.
Presentes em boa parte das ceias de Ano-Novo, as castanhas são excelentes fontes de selênio, mineral antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o câncer. Também são importantes aliadas nas dietas para auxilar na perda de peso. As nozes são ricas em ômega-3; as castanhas-do- Pará, em magnésio. É recomendável ingerir cerca de 30 g de um mix de castanhas por dia.
Os peixes são uma fonte importante de proteína e com baixo nível de gorduras, além de serem ricos em omega-3, ácido graxo que ajuda a manter nosso coração e cérebro saudáveis.
Vinhos espumantes, como o champanhe, não podem faltar na hora de comemoração. O consumo moderado dessa bebida traz benefícios. Um estudo da Universidade de Columbia, nos EUA, mostrou que o champanhe contém proteínas que são benéficas para a memória de curto prazo. Outra pesquisa, da Universidade de Reading, no Reino Unido, também associou o consumo de três taças de espumante por semana a uma melhora da memória.
R7
Foto: Freepik