Seu filho pratica atividade física todos os dias? A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças de 2 a 5 anos façam, pelo menos, duas horas de atividade física por dia, e as crianças de 5 a 17 anos, uma hora por dia. Isso vale para todos os dias da semana, não somente nos cinco dias úteis. Tendo em vista esse tempo, a média de duas aulas de educação física, por semana, com duração de 50 minutos cada, não são suficientes para garantir a recomendação.
Segundo o educador físico, Márcio Atalla, 78% das crianças brasileiras não atingem o tempo mínimo de atividade física recomendado pela OMS. As crianças precisam brincar mais. Quando a gente diz ‘atividade física’, entende-se por qualquer atividade em que a criança tenha movimento, não necessariamente um esporte. Brincadeiras, subir escada, ajudar a arrumar o jardim, andar de bicicleta. São vários os exemplos de situações que podemos fazer com que as crianças sejam mais ativas.
Atalla lembra da importância dos pais darem o exemplo e fazer exercício também. E na atividade programada, é preciso respeitar o gosto da criança, para que a atividade não fique cansativa.
Do ponto de vista social, a prática da atividade física proporciona à criança aprender a conviver em grupo, a respeitar regras, a respeitar o colega, faz novas amizades. Do ponto de vista físico, a criança adquire o ganho de força, melhora da qualidade óssea, menor risco cardiovascular, menor risco de síndrome metabólica e de obesidade e o desenvolvimento da coordenação motora. Do ponto de vista cognitivo, melhora o desenvolvimento intelectual, sinapses mais rápidas e melhores, menos depressão e ansiedade.
Benefícios da atividade física:
Convívio em grupo;
Respeito às regras;
Ter ossos mais fortes;
Menor risco de obesidade;
Melhor desempenho na escola.
Bem Estar
Foto: Reprodução TVGlobo