Cerca de 10% dos brasileiros têm incontinência urinária e ela atinge pessoas de todas as idades. Durante a atividade física pode ocorrer a incontinência urinária de esforço, muito comum entre as mulheres.
Corridas longas e exercícios repetitivos com saltos são os mais comuns de ocorrer o escape de xixi.
E infelizmente muitas mulheres desistem da atividade física por causa desse xixi. O preparador físico Márcio Atalla explica que é preciso adaptar os treinos: diminuir os exercícios de alto impacto, fazer um tratamento de fortalecimento do CORE e orientar a pessoa a procurar um médico e fisioterapeuta.
Veja outras dicas:
Não deixe de tomar líquido
Faça xixi antes do treino
Não desista da atividade física
Procure orientação médica
Faça fortalecimento muscular
Causas
O escape pode acontecer em qualquer idade. Alguns fatores de risco aumentam a chance: mudanças hormonais, consequências de partos e gestações, menopausa, sobrepeso/obesidade, idade.
Algumas mudanças de hábitos no estilo de vida podem ajudar a prevenir a perda de urina. Isso inclui o controle de ingestão de líquidos, programação para urinar, treinamento da bexiga e programação de intervalo de micções, perda de peso, parar de fumar, controlar hipertensão e diabetes.
O tratamento pode ser feito através de fisioterapia, cones vaginais, estimulação elétrica, cirurgia ou toxina botulínica.
G1