A diabetes pode afetar o funcionamento de vários órgãos vitais devido à alta quantidade de açúcar presente no sangue dos pacientes. Porém, um pesquisador brasileiro encontrou uma nova solução para controlar a doença por meio de uma gordura produzida pelo organismo.
Controlando a diabetes
Luiz Osório Leiria, pós-doutor pela Universidade de Harvard (EUA), identificou uma substância gerada pelo corpo humano capaz de controlar os níveis de glicose no sangue.
O cientista avaliou as funções do lipídio 12-HEPE, uma gordura liberada pelo tecido adiposo. Este tecido, por sua vez, concentra óleos e gordura no interior das células, sendo responsável por regular a temperatura corporal e estar relacionado à obesidade.
Camundongos obesos tratados com a substância tiveram menores quantidades de açúcar no sangue depois de receberem uma dose de glicose concentrada. Os resultados foram comparados a animais que não tiveram o tratamento com o lipídio.
A conclusão é de que este tipo de gordura capta a glicose presente tanto no tecido adiposo quanto nos músculos. Portanto, é possível reduzir o nível de glicose no sangue mesmo após uma gestão alta de alimentos ricos em açúcar.
A descoberta pode ser um grande passo para o tratamento de pessoas com diabetes, auxiliando na redução de açúcar no organismo, que costuma ser bastante elevada em pacientes com a condição.
Nas análises, Leiria percebeu ainda que o medicamento Mirabegron, comumente usado para tratar bexiga hiperativa (tipo de disfunção urinária), auxilia a ativar o tecido adiposo, liberando o lipídio 12-HEPE.
O pesquisador, que atualmente trabalha no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirma que novas pesquisas testadas em humanos são necessárias.
minhavida
Foto: reprodução