O que é o whey protein? O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite bovino, que é extraído durante o processo de transformação do leite em queijo. O nome whey protein não é uma marca, afirma a nutricionista Gabriela Cilla, sendo o nome [whey protein] a tradução em inglês para proteína do soro de leite. O whey tem como função complementar as necessidades diárias de proteínas e fornecer aminoácidos que ajudam no processo de saciedade e crescimento muscular, promovendo também a perda de peso, e não precisa de receituário para ser comprado, podendo ser consumido 80g diários (4 colheres de sopa), divididos durante o dia.
Quais são os tipos de whey protein? De acordo com a nutricionista, existe o whey protein concentrado, com cerca de 80% de proteínas de alto valor biológico, uma pequena quantidade de carboidrato e pouca gordura e lactose; o whey protein isolado, com 90% de proteínas por porção e sem lactose; e o whey protein hidrolisado, no qual a proteína é mais "quebrada", facilitando a metabolização, sendo a mais indicada para idosos, acamados e pessoas com problemas de digestão e absorção.
Whey protein em produtos alimentícios tem o mesmo efeito? Segundo a nutricionista, a adição de whey em produtos, como em sorvetes e barrinhas de cereais, aumenta o número de proteínas ingeridas, promovendo maior saciedade para quem o ingere e deixando a pessoa sem fome por mais tempo.
Usar whey protein aumenta o risco de formar pedras nos rins? Segundo a nutricionista, sim. Gabriela explica que o uso indiscriminado e exagerado do produto, assim como a alta ingestão de qualquer proteína, seja animal ou vegetal, aumenta o risco de desenvolvimento de pedras no rim para quem já tem essa predisposição.
Todas as pessoas podem tomar whey protein? Não. A nutricionista afirma que pessoas com problemas renais tem o consumo contraindicado pois, por possuir muita proteína, pode sobrecarregar a função dos rins na sua metabolização. Pessoas metabolizadoras lentas de proteína, ou com problemas de digestão, como gastrite, úlcera ou colite também tem o consumo contraindicado pois, pelo suplemento ter alto teor de energia e a proteína já tem digestibilidade lenta, pode potencializar os problemas gástricos.
Só pessoas que fazem exercícios podem tomar whey protein? Não. A nutricionista explica que a suplementação com whey serve como aumento de ingestão de proteínas em idosos que apresentam perda de massa muscular (sarcopenia) e em pessoas que não conseguem realizar refeições em determinados momentos e regeneração da pele em pessoas acamadas e que não conseguem deglutir.
Quem come muita carne vermelha precisa tomar whey para ganhar músculos? De acordo com a nutricionista, o ganho de músculos varia em cada organismo, por meio do ajuste do consumo de proteínas e carboidratos. "O sucesso de ganho de músculos vem da qualidade e harmonia alimentar variada, e não focando na alta ingestão de suplementos e proteínas", afirma. Segundo ela, o ideal é ter uma dieta equilibrada, alternando o consumo de proteínas de fonte animal, como peixe, frango e carnes vermelhas, e proteínas vegetais, como grão-de-bico, feijão e lentilha.
Usar whey protein de maneira prolongada pode causar vício? Não. Gabriela explica que o suplemento não causa dependência, mas pode gerar um hábito por ser uma refeição prática e fácil de ser ingerida. A nutricionista afirma que, por ser um produto industrializado, rico em conservantes, açúcares e sódio, o ideal é verificar com um médico ou nutricionista uma alimentação mais natural e que cause menos danos ao organismo.
Vegetarianos e veganos podem usar esse tipo de suplemento? De acordo com a nutricionista, pessoas vegetarianas podem usar o suplemento. Entretanto, por ser uma proteína extraída do soro de leite de origem animal, veganos não podem fazer o uso. Nesses casos, a nutricionista afirma que aqueles que têm restrição a produtos de origem animal podem consumir suplementos proteicos à base de vegetais, como ervilha, arroz e amêndoas
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini.
R7
Foto: Visual Hunt