Foi iniciada nessa quinta-feira e vai se estender até essa sexta-feira, 22, uma oficina que está direcionada aos profissionais em saúde que fazem parte da 10ª Coordenação Regional em Saúde - 10ª CRS, que tem sede em Floriano-PI. Para o evento, foram convidados quatro palestrantes.
Uma delas é a Dra. Iris Amaral, que está na coordenação da Rede Alyne no Piauí, que se refere à implementação da Rede de Atenção Materno-Infantil no estado. A Rede é uma atualização da antiga Rede Cegonha e tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil, oferecendo cuidado integral à gestante e ao bebê.
O programa visa garantir acesso a serviços de saúde de qualidade, com foco na redução das desigualdades, especialmente para mulheres negras, que são mais afetadas pela mortalidade materna, de acordo com notícias sobre o programa.
A outra profissional palestrante é a florianense Dra. Ana Maria, que atua com a obstetrícia e como ginecologista no Estado. Essa profissional discorreu na oficina sobre o tema: Principais Causas de Morte Materno-Infantil. Veja o que ela colocou nessa entrevista ao Piauí Notícias.
A Dra. Iris Amaral externou sobre a vinculação da gestante, já a Dra. Rosane Santana abordou sobre a Organização da Linha de Cuidados da Criança e a última palestrante, a Dra. Ivanilde, que deve a sua palestra ao público regional ligado à 10ª CRS, estará se manifestando sobre Estratificação de Risco Gestacional.
Da redação