A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza nesta quarta-feira (03), por meio da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis, o Treinamento de Implantação e Ampliação da Coleta de Exames para Detecção de Clamídia e Gonorréia.
O treinamento também trabalhará as atualizações sobre a logística da implantação de exames para o apoio ao diagnóstico da Tuberculose e a Infecção Latente da Tuberculose, tais como o IGRA e LF-LAM. O treinamento terá início as 8:00 horas e acontecerá no TCE-PI.
O objetivo é dar mais qualidade ao trabalho de coleta de material que será analisado para a detecção das infecções, permitindo uma análise mais precisa e de maior segurança para os pacientes e profissionais da saúde. A oficina também irá trabalhar orientações para coleta e envio de amostras para exames de carga viral (HIV E Hepatites). Os exames são indicados para pessoas vítimas de violência sexual, gestantes no âmbito de pré-natal de médio e alto risco, pessoas que utilizam PEP e PrEP e pessoas já diagnosticadas com ISTs.
O treinamento será voltado para profissionais de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s), Serviços de Atendimento especializados (SAE’s), profissionais dos serviços de atendimentos a vítimas de violência sexual no estado e alguns profissionais de hospitais da capital Teresina.
“Queremos que esses profissionais tenham os conhecimentos e capacidade de realizar o trabalho de coleta e envio de amostras da forma mais adequada possível. isso amplia a qualidade dos serviços prestados para a população e melhora a resolutividade na emissão de exames mais precisos. Além disso, programamos a oficina de uma forma que esses profissionais que venham do interior possam participar também do VI Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase que acontecerá está semana”, explicou a coordenadora de doenças transmissíveis da Sesapi, Karinna Amorim.
Sesapi