Técnicos dos 152 municípios do Piauí que aderiram ao Termo de Adesão à Estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estão participando de uma qualificação em Teresina. O curso acontece até esta terça-feira (07), às 17h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O objetivo do Busca Ativa Vacinal é identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas, estabelecendo estratégias para o encaminhamento delas aos serviços de saúde ou atualização de vacinação.
A Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma estratégia do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. A plataforma usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para os municípios.
A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV – como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras –, fortalecendo a rede de garantia de direitos.
A Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, reforça a importância do busca ativa, que pode mudar a realidade da cobertura ativa no país.
“Estamos trabalhando com todas as estratégias para que possamos aumentar a nossa cobertura vacinal. A BAV do Unicef chega para nos ajudar ainda mais a reverter as baixas coberturas” afirma.
Segundo a Consultora em saúde e desenvolvimento infantil do Unicef, Juliana Vergetti, o objetivo é ajudar os municípios a alcançar os 95% de cobertura vacinal. “Não queremos que nenhuma criança fique para trás porque quem ama, vacina”, diz.
O Governo do Piauí aderiu ao BAV em setembro, durante evento realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina. O evento reuniu diversas autoridades.
O documento foi assinado pela primeira-dama e coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles; o secretário estadual de Saúde (Sesapi), Antonio Luiz, e representantes do Unicef.
Sesapi