• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nesta quinta-feira (25) se celebra o Dia Internacional da Tireoide. A tireoide é uma glândula constituída por dois lobos, o esquerdo e o direito, ligados por um istmo. Juntos, eles assumem o formato de uma borboleta de asas abertas, de um escudo da letra H.

tireoide

O Dia Internacional da Tireoide tem como objetivo conscientizar a população sobre doenças ligadas a glândula.

O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 25 e os 65 anos. Os tipos mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico.

A médica Dra. Suelen Martins, oncologista do Centro de Oncologia CEON+ e pesquisadora do Cepho-FMABC, apontou que se estimam para o triênio de 2023-2025 cerca de 16.600 novos casos de câncer na tireoide. Falou também que este é um tumor que acomete três vezes mais mulheres do que homens, com previsão de 2.500 casos em homens e 14.160 em mulheres.

Ela também informou que: “Temos alguns tipo de cânceres da tireóide a depender da localização, sendo mais comuns o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular da tireoide. 80% dos cânceres de tireoide são carcinomas papilares, também conhecidos como carcinomas papilíferos. Normalmente, crescem muito lentamente e se desenvolvem em apenas um lobo da glândula tireoide, mas às vezes pode ocorrer em ambos os lobos. Mesmo que seu desenvolvimento seja lento, os carcinomas papilíferos se disseminam para os gânglios linfáticos do pescoço”.

Ela complementa informando que o carcinoma folicular ou adenoma folicular é muito menos comum do que o câncer de tireoide papilífero, correspondendo a 10% dos cânceres de tireoide. O carcinoma folicular, ao contrário do papilar, geralmente não se dissemina para os gânglios linfáticos, mas alguns podem se disseminar para outros órgãos, como os pulmões ou ossos. Outros tumores menos comuns são chamados medulares, anaplásicos, linfomas e sarcoma.

A prevenção é bastante importante para que se possa evitar a doença. Na maioria das vezes, grande parte dos diagnósticos são feitos durante exames de rotina através de ultrassonografia. A Dra. Suelen explica que neste exame é possível identificar nódulos de pequeno tamanho e muitas vezes em pacientes assintomáticos.

Em geral, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Caso as células malignas tenham comprometido os gânglios cervicais, é necessário retirá-los.

3 min de leitura

Foto: Reprodução/Google Imagens