Bebês nascidos de mães que passaram pela Covid-19 durante a gravidez podem ter mais risco de desenvolver obesidade, diz um estudo publicado por pesquisadores americanos.
Os resultados "sugerem que as crianças expostas no útero à Covid-19 materna apresentam um padrão de crescimento alterado nos primeiros anos de vida, que pode aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares ao longo do tempo", afirmou Lindsay Foruman, uma das duas autoras.
O estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism é focado em 150 bebês nascidos de mãe estavam com Covid durante o parto.
Os pequeninos tiveram menor peso ao nascer, seguido de maior ganho de peso no primeiro ano de vida, em comparação com 130 bebês cujas mães não sofreram infecção pré-natal.
Essas mudanças foram associadas a um maior risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares na infância e posteriormente, indica o estudo.
"Nossas descobertas destacam a importância do acompanhamento de longo prazo de crianças expostas no utero à infecção materna por Covid-19, bem como a ampla aplicação de estratégias de prevenção para esta doença entre mulheres grávidas", acrescentou o Laboratório Edlow.
Foruman lembrou que "ainda há muito que investigar para compreender os efeitos da Covid-19 nas grávidas e nos seus filhos."
Agência EFE
Foto: Freepik