• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Mais de 400 homens florianenses atendidos em um dia! A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma ação em alusão ao "Novembro Azul" nesta quinta-feira (17), em todas as unidades de saúde que permaneceram abertas em horário estendido. A secretária de Saúde, Caroline Reis, visitou as UBSs Elias Oka e Dirceu Arcoverde, onde conferiu de perto o trabalho das equipes.

novembroazul

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A Secretaria Municipal de Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, reforça que a prevenção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. “No município ofertamos o teste PSA, utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer”, explica.

Também pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde oferta consultas regulares com médico urologista na Policlínica de Floriano. O profissional é responsável por indicar e realizar exame de toque retal que possibilita identificar sinais de doenças na próstata, como prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento da próstata) e câncer de próstata, que precisa ser combinado com outros exames para confirmar o diagnóstico, como de urina e sangue (PSA).

O “Novembro Azul” A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Secom