• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

No pequeno templo religioso do bairro Nossa Senhora da Guia, bairro do mesmo nome, em Floriano-PI, começou ainda na madrugada a visitação de populares. Hoje, 20 de setembro, para os fiéis católicos se trata de um dia de muita importância, pois se celebra Nossa Senhora da Guia.

santaguia

Nossa Senhora da Guia é um dos muitos títulos atribuídos à Virgem Maria. Seu carácter é atribuído ao de padroeira dos navegantes, sendo a sua devoção conhecida em Portugal e no Brasil. Na imagem, às 06:20h desta manhã, alguns fiéis estavam retornando da Igreja.

fieis

 

Em Portugal, é comum haver festas e igrejas construídas em honra à Nossa Senhora da Guia. Em Vila do Conde, o edifício paroquiano aparece no inventário do Mosteiro de Guimarães do século XI, em 1054. Na localidade há festa e romaria, sempre iniciada no mês de fevereiro, situação que é diferente no Brasil.

No Brasil, as imagens de Nossa Senhora da Guia e do Senhor do Bomfim foram trazidas diretamente de Portugal em 1745. Os ícones estão localizados na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia.

A origem da devoção à Nossa Senhora da Guia no Brasil remete-se a Theodózio Rodrigues Faria, capitão português de Mar e Guerra.  Em 18 de abril de 1745, ele solicitou a José Botelho de Matos, então arcebispo da Bahia, para fundar uma irmandade dos devotos leigos, com o objetivo de manter o culto a Nossa Senhora da Guia e ao Senhor do Bonfim, além de desenvolver atividades como o zelo pela devoção e a evangelização e catequese. Em Floriano, cidade do interior do Piauí, com cerca de 60 mil habitantes, uma das mais importantes do interior do Estado, o festejo em homenagem ocorre ha naus de ce anos, ou seja, vem passado de geração a geração na família do saudoso Manoel da Guia. Hoje, tendo o comando do Didi da guia, filho do Manoel da Guia, a festa está nos 102 anos de existência.  Os fieis à Santa começaram cedo o movimento na Capela nessa terça,. 20 de setembro de 2022.

Da redação