No pequeno templo religioso do bairro Nossa Senhora da Guia, bairro do mesmo nome, em Floriano-PI, começou ainda na madrugada a visitação de populares. Hoje, 20 de setembro, para os fiéis católicos se trata de um dia de muita importância, pois se celebra Nossa Senhora da Guia.
Nossa Senhora da Guia é um dos muitos títulos atribuídos à Virgem Maria. Seu carácter é atribuído ao de padroeira dos navegantes, sendo a sua devoção conhecida em Portugal e no Brasil. Na imagem, às 06:20h desta manhã, alguns fiéis estavam retornando da Igreja.
Em Portugal, é comum haver festas e igrejas construídas em honra à Nossa Senhora da Guia. Em Vila do Conde, o edifício paroquiano aparece no inventário do Mosteiro de Guimarães do século XI, em 1054. Na localidade há festa e romaria, sempre iniciada no mês de fevereiro, situação que é diferente no Brasil.
No Brasil, as imagens de Nossa Senhora da Guia e do Senhor do Bomfim foram trazidas diretamente de Portugal em 1745. Os ícones estão localizados na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia.
A origem da devoção à Nossa Senhora da Guia no Brasil remete-se a Theodózio Rodrigues Faria, capitão português de Mar e Guerra. Em 18 de abril de 1745, ele solicitou a José Botelho de Matos, então arcebispo da Bahia, para fundar uma irmandade dos devotos leigos, com o objetivo de manter o culto a Nossa Senhora da Guia e ao Senhor do Bonfim, além de desenvolver atividades como o zelo pela devoção e a evangelização e catequese. Em Floriano, cidade do interior do Piauí, com cerca de 60 mil habitantes, uma das mais importantes do interior do Estado, o festejo em homenagem ocorre ha naus de ce anos, ou seja, vem passado de geração a geração na família do saudoso Manoel da Guia. Hoje, tendo o comando do Didi da guia, filho do Manoel da Guia, a festa está nos 102 anos de existência. Os fieis à Santa começaram cedo o movimento na Capela nessa terça,. 20 de setembro de 2022.
Da redação