O comando do 3º Batalhão, à frente o tenente coronel Gilson Leite, em Floriano-PI, esteve lançando uma programação festiva num evento na Câmara de Vereadores de Floriano.
O evento contou com parte dos vereadores, vice-prefeito Joab Curvina e ainda alguns dos integrantes do comando da PM.
Uma pauta foi o retorno da Corrida da Fogueira, uma ação esportiva/cultural que costuma reunir grande público nas suas realizações. Veja o que colocou o vereador Marcony Alysson, presidente do poder Legislativo, sobre o evento a ser realizado.
Após perder os pais em um acidente de trânsito aos quatro anos, na República Dominicana, Frank Tavarez foi levado para um convento, onde as freiras acreditaram que ele era uma menina devido à sua aparência e ao órgão genital muito pequeno.
Então, ele foi criado pelas religiosas como “Maria Margarita”, e cresceu imerso na rotina das freiras do convento, sem saber de sua verdadeira identidade. Aos sete anos, Tavarez percebeu que era um menino, mas manteve o segredo por medo de ser expulso.
“Eu nunca me banhei nem me despi na frente delas.Ia para um banheiro separado, usava roupas largas e até fingia ter menstruação”, revelou em entrevista ao El País em 1993. Mesmo após um exame médico confirmar seu sexo biológico, ele seguiu vivendo como freira por 22 anos, mudando de convento para esconder sua condição.
No segundo convento em que viveu, Tavarez conheceu Silvia, uma religiosa por quem se apaixonou. O envolvimento amoroso entre os dois resultou em uma gravidez inesperada, levando à descoberta de sua verdadeira identidade. “De quem eu mais me apaixonei foi Silvia. Ela me perseguia o tempo todo no convento”, contou. O caso gerou um escândalo na Igreja e culminou na expulsão de Tavarez da vida religiosa.
Após deixar o convento, Tavarez tornou-se costureiro e escreveu um livro sobre sua trajetória, A Freira Despida, no qual relata os desafios de ter sido criado sem saber sua verdadeira identidade. Ele nunca mais teve contato com Silvia nem com o filho que ela esperava.
Os servidores públicos do município de Barão de Grajaú, pelo menos a grande maioria, terão um final de semana em relação à folga. O prefeito Gleydson Resende, que está no seu quarto mandato, decretou nessa quinta-feira, 27, ponto facultativo nessa sexta, antevéspera do feriado municipal, que é a data de aniversário da cidade.
Gleydson anunciou o ponto facultativo numa das suas redes sociais. Já no começo da madrugada, a pasta da Comunicação, à frente o secretário Gilmar Silva, publicou uma nota sobre a decisão do gestor.
A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE), em sua missão de oferecer assistência jurídica integral e gratuita à população, divulgou o cronograma de atendimentos itinerantes para o mês de março. A ação busca atender a população em situação de vulnerabilidade, tanto na capital quanto no interior do estado.
Essas atividades fazem parte do Projeto Defensoria Itinerante em Ação, que visa garantir o acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade que residem em localidades onde a Defensoria Pública não está instalada de forma permanente. Essa iniciativa permite o atendimento de demandas reprimidas da população, oferecendo um serviço essencial a essas regiões.
Entre os serviços oferecidos estão: reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação e restauração de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade, suprimento de registro de óbito, entre outros atendimentos relacionados a processos criminais acompanhados pela Defensoria Pública.
Todos os serviços oferecidos são gratuitos e não é necessário agendamento prévio. Para ser atendido, basta comparecer ao local com documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e de renda, além dos documentos relacionados com a demanda pretendida.
Ao todo, sete municípios piauienses serão contemplados ao longo do mês, são eles:
📍 De 10 a 14 – Teresina, Povoado Santa Teresa (Jornada Itinerante);
📍 De 12 a 14 – Uruçuí (Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais);
📍 Dia 18 – São Miguel do Tapuio;
📍 Dia 19 – Capitão de Campos;
📍 De 24 a 28 – Piripiri (Jornada Itinerante);
📍 De 25 a 28 – Hugo Napoleão (Projeto Social Compaixão Tendas);