O Governo do Estado apresentou o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí aos secretários de Saúde e prefeitos dos municípios piauienses em solenidade realizada nesta sexta-feira (15), no Palácio de Karnak. Na primeira fase da vacinação, 229.335 piauienses deverão ser vacinados, e a previsão é que 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas até o final da quarta fase. Para tanto, o governador Wellington Dias autorizou a distribuição de 200 mil seringas, agulhas e EPIs aos municípios piauienses.

A apresentação foi feita durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). O objetivo do plano é descrever as ações e estratégias definidas para a realização da vacinação contra a Covid-19 estado do Piauí. No plano, estão contidas todas as estratégias de distribuição, acondicionamento, transporte, público-alvo, farmacovigilância, segurança e comunicação, além de outros pontos que permitirão a realização da imunização dos piauienses.

A organização da imunização no Piauí já iniciou com a distribuição dos kits com equipamentos necessários para a primeira fase do programa de vacinação no estado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os 224 municípios serão contemplados com os kits que contêm seringas e agulhas, protetores faciais e máscaras N95. Na ocasião, representantes dos municípios de Oeiras, Piripiri, Miguel Alves, Francinópolis e Cocal receberam simbolicamente os insumos.

“Estamos prontos para a vacinação. Apresentamos o plano estratégico e na próxima terça ou quarta-feira deveremos ter a data para começar. Devemos ter, hoje ainda, a definição da chegada dos lotes de vacina nos estados. Fizemos a entrega simbólica dos insumos, mas os caminhões já começarão a se deslocar para distribuir a todos os municípios do Piauí. Precisamos estar organizados em cada município para o mínimo de perda de vacina, seguindo critérios técnicos já definidos para termos o maior aproveitamento”, ressaltou Wellington Dias.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, afirmou que os equipamentos atenderão à primeira fase de vacinação e que já está preparando os insumos para a segunda fase. “Enviaremos, hoje, os equipamentos de proteção individual, bem como agulhas e seringas para os profissionais de saúde que irão trabalhar na campanha de vacinação. Todos os 224 municípios irão receber. Serão utilizados na primeira fase da vacinação em torno de 200 mil kits e já estamos nos preparando para a distribuição o material destinado à segunda fase, de forma que possamos garantir todas as condições de realização da campanha no estado do Piauí”, disse o gestor.

De acordo com o plano, a vacinação no Piauí seguirá as quatro fases já definidas pelo Plano Nacional de Imunização, obedecendo os critérios dos grupos prioritários, no qual na primeira fase estão os profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos e a população indígena. A segunda fase será anunciada pelo Ministério da Saúde na próxima terça-feira (19). O Plano Nacional de Imunização prevê para o estado do Piauí imunizar 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários ao final da quarta fase.

O governador finalizou reiterando que aguarda apenas a definição do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para iniciar a vacinação no Piauí. “Após um diálogo intenso, chegamos a um entendimento e tivemos o compromisso do ministro Eduardo Pazuello de, na próxima terça-feira, termos a definição do Dia D de vacinação em todo o Brasil. A princípio, cerca de 200 mil doses de vacina vêm para o Piauí na primeira fase. Então, no máximo, até o dia 27 deve ser definido o início e estamos preparados. Ao finalizar essa primeira fase da vacinação, já teremos condições de ter resultados positivos nos próximos meses, com redução de pressão hospitalar e de óbitos”, acredita Wellington Dias.

secom site

Nessa quinta, 07, por volta das 11h15 num trecho da  BR 316, KM 299,8 em Picos/PI, policiais rodoviários federais atenderam a um acidente, tipo colisão frontal, seguido de tombamento com uma queda de ocupante do veículo envolvendo um carro VW/GOL, conduzido por um homem de 37 anosque saiu ileso e uma motocicleta HONDA/CG 150 TITAN KS

A moto era conduzida por um homem de 55 anos que teve óbito.

Os policiais estiveram no local do acidente e verificaram, preliminarmente, que o automóvel, ao fazer uma ultrapassem proibida, colidiu frontalmente com a motocicleta.

O condutor do automóvel não estava no local do acidente, porém, se apresentou posteriormente à PRF e à Polícia Civil.

A perícia criminal e o IML estiveram no local realizando os procedimentos necessários.

Não foi feito teste de alcoolemia no condutor do automóvel, tendo em vista, que ele não estava no momento em que os policiais estavam atendendo o acidente.

acidseded

mto

 

Da redação

flavionogueiraO secretário de Estado do Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, propôs nesta quarta-feira (06), o adiamento das festas de Carnaval no estado, sob o argumento de que o cenário da pandemia da covid-19 ainda não é seguro para realização das festividades, que geram aglomerações.

Para o secretário, a proposta inicial seria adiar o carnaval para o mês de junho, caso a vacina contra o novo coronavírus esteja disponível até lá. A ideia é juntar as festas carnavalescas com as festas juninas.

“O vírus continua circulando. Já se tem notícias de uma variante e sabemos que as festividades de carnaval costumam sempre contar com uma presença muito grande de pessoas, ou seja, aglomerações, o que não é recomendado nesse momento”, afirmou Flávio Nogueira Júnior, que também é médico.

O secretário destacou que outros estados, a exemplo da Bahia e Rio de Janeiro, conhecidos pelas tradições carnavalescas, já falam no adiamento das festas de momo, que neste ano estavam previstas para acontecer entre os dias 13 e 16 de fevereiro.

“O Piauí tem muitas cidades com tradições carnavalescas, a exemplo de Luís Correia, Barras, Água Branca, União e Floriano, por exemplo. São cidades que costumam trazer bandas nacionais e atraem um grande público, não apenas do Piauí, mas também de outros Estados. O momento é de continuar com cautela, adotando os cuidados necessários para evitarmos que tenhamos ainda mais casos de pessoas com o vírus e até mesmo óbitos”, avaliou.

O possível adiamento do carnaval no Piauí será discutido com o governador Wellington Dias que, em dezembro, seguindo orientações do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde (COE), já havia dado orientações para que não houvesse as festividades de final de ano.

 

GP1

O portal Piauí Noticias premia hoje, 24, dois dos parceiros empreendedores e um internauta com quantia de R$ 1.000,00 em bônus viagem com a empresa de Turismo Flor de Lis.

A promoção, que era para realizar em março passado, teve que ser adiada devido a pandemia do novo coronavírus.

Os internautas, na promoção, estavam respondendo a seguinte pergunta: Qual o banner que você acha mais interessante no Piauí Notícias? O internauta preenchia um formulário com todos os seus dados no próprio portal e votava no banner da empresa da sua preferência.

Centenas de participantes participaram.  Aguarde os nomes dos contemplados nos sorteios que estarão se realizando através do facebook do Piauí Notícias.

flor

Da redação