Um grupo de pessoas está planejando uma ação do Rotary Club de Floriano e estão tendo o apoio da Secretaria do Meio Ambiente. O foco é o plantio de mudas de árvores.
A ação será colocada em prática na horta comunitária do Bairro Campo Velho, em Floriano-PI. A ação, conforme Francisco Inácio (camisa azul), será dentro da programação da Semana do Meio Ambiente no dia 06/06. Logo mais, o Tim (Francisco Inácio) estará numa entrevista ao piauinoticias.com. Aguarde e assista.
A missa em homenagem aos 38 anos de falecimento do Dr. Paulo Kalume reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar sua memória.
O evento culturalreligioso aconteceu no pátio externo do Hospital Clínicor e foi conduzido pelo padre Eulálio Miranda, da Paróquia de São Pedro de Alcântara.
Durante a celebração, seu filho, Dr. Marcus Vinícius, expressou gratidão aos presentes e destacou o legado deixado por seu pai na área da saúde. Estavam presentes a esposa do Dr. Paulo, a senhora Fatima Kalume, bem o outro filho do casal, o vereador e advogado Carlos Eduardo Kalume.
Padre Eulálio Miranda
É um líder religioso atuante na Paróquia São Pedro de Alcântara, em Floriano, Piauí. Ele tem uma trajetória de 34 anos no sacerdócio e é conhecido por seu compromisso com a comunidade católica. Além de celebrar missas e orientar os fiéis, ele também participa de eventos litúrgicos importantes, como despedidas de bispos e reflexões sobre períodos religiosos, como o Advento e a Quaresma.
Foi no começo do manhã de sábado, 24 de maio, após às 8:00h, o sepultamento do corpo do empresário Ariosvaldo Quarema, conhecido por Vadim, do Grupo Quaresma. O empreendedor faleceu na sexta-feira à tarde, após anos num tratamento de câncer no fígado.
O corpo esteve sendo velado por parentes e amigos desde às 21h da sexta-feira na casa da família, no bairro Tiberão em Floriano.
Veja as imagens do momento da despedida do empreendedor florianense que deixou um grupo de empresas e centenas de mães e pais de famílias empregados. As imagens são do Valdemir, portal Manchete em Defesa do Povo.
Veja as magens, do Ivan Nunes, da chegada do corpo do Vadim no Cemitério São Pedro de Alcântara.
O projeto Cultura em Série levou oficinas, vivências e produções artísticas para escolas de Tempo Integral. Toda esta experiência virou um documentário com três episódios que transforma escolas Seduc em verdadeiros palcos. O primeiro filme “Dança na Escola”, protagonizado pelos estudantes do CETI Lucídio Portela foi exibido nesta quinta-feira, 22, na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.
Na plateia da première estiveram o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; o Secretário da Cultura, Rodrigo Amorim; o presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, Nelson Nery Costa; os cineastas Talita Dupret e Danilo Carvalho e os próprios estudantes que protagonizaram o documentário.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura, somando iniciativas para tornar o espaço escolar um ambiente de valorização e expressão artística.
Para o Secretário Washington Bandeira, a escola de Tempo Integral representa um espaço ideal para o florescimento de talentos e para a promoção de uma aprendizagem significativa. “Com o tempo integral, conseguimos colocar mais cultura no cotidiano escolar e contemplar os talentos dos nossos jovens piauienses. Eles se libertam das amarras e se encontram nos próprios sonhos. No documentário, vemos o autoconhecimento na dança, na diversidade e no respeito. Eles são os protagonistas da revolução que estamos fazendo na educação pública do Piauí”, afirmou.
O Secretário de Cultura, Rodrigo Amorim, destacou o papel da escola como espaço de formação de público e de revelação de artistas.
“Estou feliz por ver nossos estudantes tendo a oportunidade de se expressar por meio da arte. A Seduc leva esses jovens a espaços transformadores e, com nossas escolas de dança, música e teatro, garantimos o acesso à cultura como parte da formação cidadã”, pontuou.
Enfatizando a importância da arte no desenvolvimento pessoal, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa, reafirmou o compromisso com o incentivo à cultura nas escolas. "Nosso objetivo é despertar nos estudantes a consciência de que a cultura é fundamental para a sua formação como indivíduos em constante transformação", declarou.
Estudantes vivenciam experiência transformadora
O episódio “Dança na Escola” mostra a descoberta de 10 estudantes, orientados pelas coreógrafas do Balé Folclórico do Piauí, Andreia Barreto e Samara Rocha, sobre o espetáculo Piauiês.
“Foi extraordinário participar. A arte complementa o que a gente aprende, nos tira da bolha e mostra que tudo pode caminhar junto, arte e escola”, relatou Lio Holanda Dourado, estudante do CETI. “Nunca imaginei viver algo assim na escola de tempo integral. A arte foi um acolhimento. Poder me expressar fez toda a diferença”, acrescentou Yuri Ravih, também aluno.
Os próximos episódios da série documental retratam outras linguagens artísticas nas escolas públicas: música, no CETI Moacir Madeira Campos (União), e teatro, no CETI Monsenhor Melo (Campo Maior), com a montagem Batalha do Jenipapo: O Último Grito de Liberdade.
A ação integra as estratégias da Seduc para fortalecer o currículo das Escolas de Tempo Integral, conectando a formação acadêmica com o desenvolvimento artístico, cultural e cidadão, pilares da educação transformadora que o Piauí vem construindo.