• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, desenvolve uma série de ações voltadas para o setor do agronegócio. Entre essas ações estão consultorias Sebraetec de Melhoramento Genético para Bovinos. Essas consultorias serão destaque na Semana do Agronegócio, que acontece de 02 a 04 de dezembro, em Teresina, sendo uma realização da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, APCZ, com o apoio do Sebrae no Piauí.

As consultorias, em que 70% dos custos são subsidiados pelo Sebrae no Piauí, são realizadas por meio da técnica de Fertilização In Vitro ou da técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, IATF.

agro

“O Sebrae marcará presença na Semana do Agronegócio porque vemos esse evento como uma excelente oportunidade para divulgar os serviços da instituição, realizados no âmbito do programa Sebraetec. São consultorias tecnológicas para os criadores de bovinos, público-alvo do evento. O que queremos é que cada vez mais produtores sejam beneficiados com a solução tecnológica certa, inovando, fazendo melhor, mais rápido, com aumento de produtividade e menos custo”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

As consultorias de Melhoramento Genético contribuem para acelerar a produção de bezerras geneticamente melhoradas e aumentam a produtividade dos rebanhos, garantindo ainda outras vantagens como: melhor controle zootécnico, aumento da proporção do nascimento de fêmeas; incremento na produtividade de leite/vaca/ano; possibilidade de nascimento de até 100 bezerros/ano descendentes de uma matriz de qualidade superior; escolha da data do parto; organização dos manejos; aproveitamento de fêmeas mais novas ou mais velhas que poderiam não suportar uma gestação tradicional; redução no tempo necessário para seleção dos animais; redução nos custos de produção; e aumento da renda com a atividade de criação de gado.

“Essas consultorias já têm resultados comprovados. Iniciamos esse trabalho junto a produtores de algumas cidades do Estado ainda em 2019. Foram beneficiados cerca de 20 produtores, com mais de 200 fêmeas inseminadas somente com a técnica de Fertilização in Vitro. Os primeiros animais com genética superior começaram a nascer esse ano, o que demonstra a eficiência do processo. Já estamos recebendo demanda de novos produtores interessados nessas tecnologias. A expectativa é que, até o final de 2021, tenhamos atendido cerca de 100 criadores”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Entre os municípios com produtores já beneficiados estão Corrente, Bom Jesus, Palmeira do Piauí, Colônia do Gurgueia, Piripiri, Teresina e José de Freitas.

Para saber mais sobre as consultorias Sebraetec e demais ações do Sebrae, basta acessar os canais digitais da instituição (Portal Sebrae – www.pi.sebrae.com.br; Central de Relacionamento – 0800 570 0800; ou WhatsApp – (86) 9 9583-4586). Para atendimento presencial, os interessados podem também se dirigir aos escritórios regionais localizados em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

A SEMANA DO AGRONEGÓCIO

A Semana do Agronegócio será um evento com público limitado e exclusivo para convidados, cuja abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h00, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na zona sudeste de Teresina; e as demais atividades, nos dias 03 e 04 de dezembro, no Finess Buffet, na zona leste da capital, sempre a partir das 20h00.

A programação inclui exposição e leilão de animais das raças Gir Leiteiro, Girolando e Nelore; além de apresentação de empresas que oferecem serviços para o segmento do agronegócio, como é o caso do Sebrae; bem como shows musicais com João Cláudio Moreno Cantando Luiz Gonzaga e JM Puxado.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Meio Norte, pelo Canal do Criador (Sky 166) e pelo site Leilonorte – www.leilonorte.com.

ascom