No Dia Nacional da Consciência Negra que é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro, o prefeito Joel Rodrigues, de Floriano - PI, se manifesta sobre algumas passagens da sua vida.

joelro

Joel Rodrigues que é negro, de família humilde, foi vereador por três mandatos, esteve na Assembleia Legislativa como deputado estadual e está prefeito pelo terceiro mandado, tendo sido reeleito, no domingo passado, 15, para o quarto mandato de prefeito de uma cidade que é tida como uma das mais importantes do Piauí.

Veja as declarações do Joel.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura.

 

Com informações do Wiquipédia