A Prefeitura de São José do Peixe-PI, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente Adão Sousa, promoveu na manhã desta segunda-feira, 18/05, uma manifestação em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A ação foi em conjunto com o Conselho Tutelar, com o grupo que desenvolve as ações do Programa Criança Feliz, servidores e profissionais da Assistência Social e do CRAS.
Foi instalada uma tenda na área central da Praça Juscelino kubitschek, onde o Assistente Social Hamilton Leal, fez pronunciamento esclarecendo sobre a importância da data, chamando a responsabilidade para toda comunidade no sentido no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, ao tempo em que os membros do Conselho Tutelar e do Criança Feliz e das demais ações da Secretaria de Assistência Social, promoveram palestras com informações.
O Prefeito Municipal Valdemar Santos(MDB), esteve presente e visitou a área do evento e disse da importância do trabalho da Assistência Social, principalmente no tocando a esse assunto importante, que é essa abordagem chamando a responsabilidade de toda a sociedade no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Aconteceu a distribuição de panfletos, assim como entrevistas na Rádio FM Alvorada do Fidalgo.
O Secretário de Assistência Social, Adão Sousa, falou que esta já é a sétima edição e que todo ano a Secretaria de Assistente Social promove essa manifestação pública, esse debate, chamando a sociedade para a reflexão deste importante e grave problema que afeta a sociedade como um todo.
A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de COmbate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Redação (São José do Peixe - PI)