Na tarde desta sexta-feira, 09, uma forte chuva atingiu Teresina, causando alagamentos em várias ruas da capital. Foram registrados ventos intensos, além de muitos raios e trovões.
Na zona Sudeste, a chuva começou por volta das 14:30h e cerca de 20 minutos depois chegou à zona Sul. O zelador Francisco José de Sousa flagrou o momento que um raio foi sugado por uma torre de transmissão no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina.
“Eu estava filmando para mostrar para a manutenção que a lona tinha rasgado com a ventania, quando o raio caiu na minha frente. Foi uma explosão grande e levei um susto tão grande, eu me abaixei e sai correndo”, disse o zelador que trabalha na Fundação Antares.
Chuva inesperada
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão era de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada apenas à noite, o que torna o temporal da tarde um evento não previsto.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, afirmou que a chuva não era esperada para a capital.
“Olha, pra Teresina não era esperada. A Defesa Civil emitiu um alerta hoje para o litoral, porque nós tínhamos um cavado, uma concentração de nuvens sobre Fortaleza, e nós esperávamos algum fenômeno na planície litorânea. Então essa chuva foi um presente para a capital”, disse.
Ainda segundo o diretor, foram 22 mm de precipitação acumulada. O dado foi registrado pelo Pluviômetro RedColab da Defesa Civil na região Sudeste. Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), estação também da Zona Sudeste, apontam 26,2 mm.
Trem também parou
O trem de carga que passa por Teresina parou durante a chuva. Ainda não se sabe a causa, mas bloqueou um trecho da Avenida Higino Cunha, por cerca de 30 minutos. A informação de moradores foi de que ele teria descarrilhado, mas o problema foi resolvido e o cargueiro voltou a funcionar.
Com informações do cidade verde