• roma.png
  • vamol.jpg

Candidatos a diáconos permanentes da Diocese de Floriano encerram neste fim de semana, na Casa São João XXIII, o período propedêutico, ano inicial de formação, antes de entrar no período mais intensivo de estudos teológicos e pastorais, que deve durar três anos.

diaaa

Na noite do sábado os coordenadores da Escola Diaconal, Padre Clênis Guedes e Frei André, se reuniram com os 13 candidatos ao diaconato da primeira turma para definir o calendário 2025 e repassar algumas orientações.

Os encontros serão mensais com formadores de Floriano e de Teresina. Ao final de 2027 os candidatos ainda farão estágio pastoral e serão admitidos à ordem antes da ordenação pelo bispo. O diaconato permanente é um serviço para homens que estarão ligados ao bispo, no ministério ordenado, para servir à igreja e a comunidade.

Entre os critérios está a idade mínima de 35 anos, ser casado há pelo menos 5 anos na igreja e ter independência profissional e financeira. Além de servir ao Altar e celebrar a Palavra, diáconos também podem assistir casamentos e realizar batizados.

ascom