• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Meus olhos enxergam tua paisagem dentro do teu olhar, depois o coração se aprofunda no sentimento da paixão. Floriano é a única cidade que amo diuturnamente, com o sentimento da alma e do coração.

matriz

No meu íntimo, o amor que sinto por minha cidade comprova a ternura da razão, a essência de sua existência afaga meu âmago e a saudade me faz recordar do passado. O fato de conviver junto contigo me faz enxergar a realidade e, por essa razão, vivo dividido entre a dor e a felicidade.

Já me acostumei com teu ar que vivo a respirar, sua estrutura urbana me divide em dois, uma metade de fragmentos que pensa e outra metade que sofre e vive a chorar, desagregado de um mundo que precisa mudar. Sei que um dia perecerei, mas deixarei contigo parte de minha matéria e a outra parte ficará a flutuar sobre teu ar.    

Quando eu me ausento de você, sinto falta do seu corpo imaterial, seu espaço geográfico é o significado da existência invisível de tudo que existe no seu subsolo, inclusive do amor que sinto por teu calor, que se transforma em aplausos de sentimento e louvor.

De dentro da minha casa fico a observar teus bairros, ruas e avenidas. Se ando na praça Dr. Sebastião Martins, me lembro de todos os detalhes, inclusive da água perene do Rio Parnaíba que abraça as águas dos oceanos. E, na infinitude do olhar de cada florianense, podemos sentir o amor e a forte afeição de quem escolheu essa linda cidade para morar, ser feliz e procriar. 

JOSÉ OSÓRIO FILHO