É lei! A limpeza de terrenos baldios é de responsabilidade dos proprietários Em uma ação intensificada para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, o Governo Municipal de Floriano está reforçando a obrigatoriedade de manutenção e limpeza dos terrenos baldios. A iniciativa é sustentada pela Lei 012/2009, que estabelece que os proprietários desses terrenos são responsáveis por manter suas propriedades limpas e, assim, livres de focos do mosquito.
A proliferação do mosquito Aedes aegypti é um grave problema de saúde pública, especialmente em áreas urbanas onde há acúmulo de água parada, condições ideais para a reprodução do mosquito.
A Secretária Municipal de Saúde de Floriano, Caroline Reis, enfatiza que a limpeza regular dos terrenos baldios pode salvar vidas e prevenir surtos da doença. “Esse alerta, junto às Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Ouvidoria, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a limpeza desses terrenos que aumentam o risco da dengue e sobre a necessidade de colaboração coletiva para eliminar os criadouros do mosquito.”, afirma.
A Prefeitura de Floriano disponibiliza informações e suporte para que todos compreendam suas responsabilidades e saibam como proceder para manter seus terrenos livres de focos do mosquito.
Essa é uma campanha educativa conjunta entre as secretarias para garantir o cumprimento da lei e a limpeza da cidade. A prevenção é a melhor arma contra a dengue, e a limpeza de terrenos baldios é uma medida simples, mas eficaz, para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Secom