Vivemos no mundo de hipocrisia, onde não existe ideologia educacional, o conhecimento empírico foi substituído pela demagogia e a educação convencional é o retrato do atraso intelectual.
A ignorância é um mal presente, uma doença contagiosa e inimiga mortal do conhecimento cultural, que atualmente não vale nada. A incapacidade de perceber a sensibilidade significa a forte tendência para um comportamento anormal dos homens das cavernas do mundo atual.
No mundo em que vivemos, nem a escola e muitos menos a universidade, proporcionam uma educação basilar aos cidadãos. A verdadeira educação nasce do lar, onde os pais não possuem uma educação popular.
A educação está na forma de falar e tratar as pessoas com empatia. Portanto, não se espante ao ver alguém sorrir ou lhe ofender sem razão, toda pessoa educada não carrega consigo rancor, só paz e amor.
A ética e a moral só existem em uma geração normal. Um educador não possui poderes para mudar a educação de nenhuma criança ou adolescente, as falhas da educação estão enraizadas no núcleo familiar e na desagregação de valores estruturais de um lar.
JOSÉ OSÓRIO FILHO