Morreu no início da noite desta quinta-feira (11), o professor e poeta florianense Élio Ferreira de Souza. Ele estava enfrentando um câncer e estava internado em um hospital de Teresina.
Élio Ferreira de Souza (FOTO) era poeta, professor e ensaísta brasileiro. Natural de Floriano-pi, ele gostava de se apresentar como uma figura múltipla: poeta, ensaísta, professor de literatura, capoeirista, rapper, e técnico em educação. Ele era professor de literatura da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Trajetória na literatura
O professor Élio Publicou os seguintes livros de poesia: Canto sem viola (1982), Poemartelos (o ciclo do ferro) (1986), O contra-lei (o ciclo do fogo) em 1994, O contra-lei e outros poemas (1997) e América Negra (2004). Publicou também, em 2005, o livro Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: de Padre Antônio Vieira a Luiz Gama, com o qual obteve a primeira colocação no concurso de ensaios Mário Faustino, da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC. Estudioso da cultura e literatura afro-brasileiras, concluiu, em outubro de 2006, sua tese Poesia Negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes, recebendo o título de Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.
Texto à cima é do Abdias Pereira (foto) que externou mais:
"MEU AMIGO Élio Ferreira
UMAS DAS MAIORES RESERVAS MORAL, INTELECTUAL, HUMANA QUE TIVE O PRAZER DE CONHECER. FLORIANO PIAUÍ, PERDE HOJE UMA GRANDE REFERÊNCIA, DOUTOR EM LETRAS, PROFESSOR, ESCRITOR, POETA E UM ESTUDIOSO DA CULTURA DOS NEGROS NO BRASIL. SEUS CANTOS E ENCANTOS FARÃO MUITAS FALTAS, VC VOCE SE ETERNIZOU, COMO TEMOS ORGULHO DE VOCE ELIO FERREIRA. MINHAS MAIS SINCERAS CONDOLÊNCIAS A FRANCIRA, FILHOS, FAMILIARES E AMIGOS, NOSSOS ABRAÇOS FRATERNOS. ELIO PRESENTE!!!!!!! VOCE MERECE O DESCANSO E A PAZ".
Da redação