A procissão que encena, no período da Semana Santa (quinta-feira), a cassação e a prisão de Jesus Cristo com um seguimento que muda de cidade para cidade, foi realizada em Floriano na quinta-feira santa.
Conforme a história, a ação representa soldados romanos que seguem descalços, pelas ruas da cidade. A indumentária utilizada pelos farricocos caracteriza-se por uma túnica comprida de cores variada Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade. Durante a procissão, geralmente são feitas encenações da procura de Jesus pelos soldados romanos, o estilo, no entanto, pode mudar de cidade para cidade.
Na cidade de Goiás (GO), pioneira da celebração, por exemplo, a procissão tem início às 00:00 da quinta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade.
Em Floriano–PI, a ação cultural/religiosa também ocorre com as presenças de homens que fazem um determinado percurso acompanhado por líderes religiosos. O Ivan Nunes, do PN, esteve acompanhando alguns momentos dessa ação religiosa e fez imagens. O líder religioso presentes foi o padre Eulálio Miranda.
Da redação