Florianenses e turistas se preparam para um evento astronômico especial que ocorrerá no próximo sábado, 14 de outubro: o Eclipse Anular do Sol. O fenômeno acontece quando o Sol, a Lua e a Terra estão em alinhamento, deixando visível um anel de luz ao redor do Sol.
Este ano, os privilegiados serão as pessoas que vivem no Norte e Nordeste e somente em pouquíssimas cidades. Floriano é uma delas, a exemplo de Oeiras e Picos no Piauí.
Além do Instituto Federal do Piauí, que deve reunir estudantes com palestras e exposições de maquetes, a Prefeitura de Floriano, através das Secretarias de Educação e de Turismo, irá promover um momento especial para 120 alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino: Antônio Nivaldo, Padre Pedro Oliveira, Dona Aleluia e José Francisco Dutra, que receberão óculos especiais para eclipse. O encontro será na praça Dr. Sebastião Martins, no centro da cidade, onde serão montadas tendas com atividades relacionadas ao eclipse, a partir das 14 horas deste sábado.
Em Floriano, o início do eclipe está previsto para iniciar às 15h20, deve atingir o seu auge às 16h40 e terminar às 16h44.
Além dos estudantes, o município está convidando toda a população para presenciar este momento raro, mas alerta para alguns cuidados que devem ser tomados pela população, para evitar problemas graves à saúde da visão. O secretário de Educação, Nylfrânyo Ferreira, lembra que em hipótese alguma as pessoas devem olhar diretamente para o sol. A forma correta de observação é através de métodos indiretos, como o uso de telescópios e lentes certificadas que filtrem 99% da luz solar, como é o caso dos óculos especiais para eclipse. “Nós disponibilizaremos mais de 100 óculos especiais para que sejam revezados entre os estudantes e à população, para evitar problemas”, disse o secretário.
Não se deve usar, por exemplo, o uso de óculos de sol, celulares, placas de raio-x, filmes fotográficos antigos, câmeras e até mesmo telescópios sem os filtros adequados. Uma outra opção confiável é o filtro de soldador número 14 ou maior, que pode ser encontrado em lojas de material de construção.
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), vai transmitir o eclipse anular do Sol através do Youtube no link: https://youtu.be/SoS0tV61z9Y