• roma.png
  • vamol.jpg

O meio junino vivenciou um momento especial no último fim de semana quando foi realizada a entrega do Prêmio Melhores do Ano 2022. Uma premiação especial criada pela FEQUAJUPI – Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí que reconhece o mérito e o trabalho daqueles que fazem do São João um dos maiores eventos culturais do estado.

leo0

A escolha se deu através de voto popular nas redes sociais da Fequajupi. Grupos juninos, bailarinos, personagens e seus interpretes juninos, regionais (bandas), temáticas, coreógrafos e festivais foram algumas das categorias premiadas. Houve indicações em todo Piauí.

De Floriano, o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional realizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino de Floriano ficou entre os três melhores eventos juninos do estado.

leo00

“É uma honra ter o nosso trabalho reconhecido, e perceber como o movimento junino cresceu e vem crescendo esses últimos anos no Piauí. O nosso festival agrega culturas de todo país promovendo uma troca de experiências juninas, além de fomentar a geração de renda,” disse Leonardo Carlos, idealizador e produtor do festival.

O Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional realizado há 12 anos no estado reúne mais de 20 grupos juninos de vários estados brasileiros, somando mais de 7 mil pessoas entre brincantes e produtores. Em 2022, além de Floriano (PI), o festival também foi realizado na cidade de Entre Rios, na Bahia.

“Para 2023 contamos com novidades e muitas surpresas para os piauienses e bahianos, uma vez que, já confirmamos a realização de uma etapa da 13° edição na Bahia,” revelou o produtor.

A produção do Festival de Floriano compareceu a entrega do Prêmio Melhores do Ano 2022 realizado no último sábado, 27, no CSU Parque Piauí, em Teresina. O evento reuniu várias personalidades do cenário junino piauiense, além de autoridades estaduais e convidados que avaliaram os trabalhos realizados em 2022, celebraram a premiação e falaram de projetos para 2023.

Fonte e fotos: Ascom Brincantes