Um inquérito foi aberto pelo delegado Sebastião Escórcio, titular da Delegacia de Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias para investigar o jovem filmado em um bar na zona Sul de Teresina fazendo saudação nazista. O dono do bar já foi localizado e intimado para prestar esclarecimentos.
“Ainda não conseguimos localizar [o jovem que aparece no vídeo]. Mas, abrimos o inquérito policial e intimamos o dono do bar”, ressaltou o delegado Sebastião Escórcio.
A investigação teve início após a promotora Myriam Lago, da 49ª Promotoria de Justiça, solicitar ao titular da Delegacia de Direitos Humanos que investigasse o jovem por apologia ao nazismo e racismo.
Segundo apurou a reportagem, o bar fica localizado próximo à Praça das Palmeiras, no bairro Saci.
Entenda
O jovem, ainda não identificado, aparece em um vídeo que foi compartilhado nas redes sociais em 10 de fevereiro utilizando uma camisa com o símbolo de uma divisão de elite da SS (ala paramilitar do Partido Nazista).
Nas imagens, o jovem é confrontado por outros homens que estavam no bar e indagado do porquê estar usando uma camisa que faz apologia ao nazismo. Como justificativa, o jovem diz que é colecionador da Segunda Guerra Mundial.
Em outro trecho do vídeo, o jovem começa a fazer a saudação nazista e gritar o nome de Adolf Hitler. Momentos depois puxa uma faca e provoca os homens que estavam no bar antes de ir embora.
Diante dos fatos e da repercussão do caso, a promotora Myriam Lago solicitou investigação porque, no entendimento da promotora, os fatos gravados podem caracterizar crimes de racismo e apologia ao nazismo.
Qualquer informação sobre o jovem deve ser repassada para a Delegacia de Direitos Humanos do Piauí, através do número (86) 3216-5256.
cv