Desde a última sexta-feira, 14, que um garoto de 9 anos está desaparecido, após cair nas águas do Rio Parnaíba, em Uruçuí, no Sul do Piauí. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros têm feito buscas para tentar localizar o menino.
Segundo o delegado Francisco Célio, o acidente aconteceu por volta das 17h de sexta, quando o menino estava pescando em um barco, na companhia de um avô.
“Eles estavam nas margens do rio, que está bem cheio, e quando foi desenganchar um anzol ele teria caído no rio e desaparecido. A situação do rio está muito perigosa, muita água e a correnteza muito forte”, contou o delegado.
Os pescadores da região começaram a fazer buscas pelo rio desde o dia do acidente, e dão suporte aos Bombeiros. Na manhã seguinte, no sábado (15), mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Teresina chegaram à cidade para continuar as buscas pelo garoto.
Segundo o tenente Lucas Xavier, do Corpo de Bombeiros de Floriano, o rio está cheio na região e a força da correnteza tem dificultado as buscas. “A operação é difícil devido ao volume de água, mas a equipe está na luta”, comentou o tenente.
Cheia do Rio Parnaíba
Desde o mês de dezembro, o rio Parnaíba tem apresentado um nível elevado das águas em Uruçuí. As cheias fizeram o rio invadir a cidade, e famílias ficaram desalojadas na zona urbana e rural.
Um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, foi levado pela força da água.
Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Naturais (CPRM), três rios contribuem pra o volume da água no rio Parnaíba em Uruçuí: o rio Uruçuí Preto, o Rio das Balsas e o próprio Parnaíba.
No dia do acidente, o CPRM informou que a vazão de água na região era de 1890 m³/s, o que evidencia a força da correnteza no rio.
O volume da vazão que tem reduzido com o passar dos dias. Nesta terça-feira (18), a vazão registrada foi de 1040 m³/s. O maior valor registrado em 2022 aconteceu no dia 3, com valores próximos a 2120 m³/s.
Com informações do portal gurgueia
Foto: reprodução whatsapp