Após fortes chuvas e rompimento da ponte da PI 247, ocorrido na segunda-feira, 27, moradores improvisaram uma passagem com troncos de árvores. O trecho da rodovia liga a cidade de Uruçuí aos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, Sul do Piauí.
A estrutura teria cedido com a força da correnteza. Com o rompimento, os veículos são obrigados a fazer um desvio e percorrer 200 km a mais para chegar aos municípios.
"A nossa equipe de engenharia está monitorando. Temos as opções de fazer um desvio à margem da rodovia danificada ou a instalação de uma ponte metálica pelo Exército", explicou o secretário de Infraestrutura de Uruçuí, Ribamar Mateus.
Segundo a Prefeitura de Uruçuí, a situação deixa os municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro praticamente isolados, obrigando os produtores a fazer desvios para transportar grãos, frango e outros produtos da região.
Diante da situação, o governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba. O decreto tem vigência de 90 dias.
Sobe as famílias desalojadas
Subiu para 20 o número de famílias em situação de risco. Elas tiveram as casas alagadas ou atingidas pelas chuvas.
"Nosso problema é tirar essas pessoas dessas áreas de risco e colocar em locais seguros. Estamos providenciando, nosso serviço de Assistência Social está cadastrando as famílias", informou o prefeito de Uruçuí, Vagner Coelho (PP).
De acordo com secretário de Infraestrutura de Uruçuí, Ribamar Mateus, as famílias estão sendo alojadas em casas de parentes ou em casas alugadas pelo poder público.
Com informações do G1 Piauí
Foto: Arquivo Pessoal/Netto Fotografia