Um vídeo gravado Nessa quarta-feira, 07, por alunos do Centro Estadual Fundamental Tempo Integral- CETI Professora Júlia Nunes, localizado no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, registra o momento em que uma aluna é constrangida pela diretora da escola por conta do baixo rendimento escolar.
Nas imagens, a diretora expõe a uma plateia de alunos que a estudante foi reprovada uma vez e, “com certeza absoluta”, será reprovada novamente. A diretora diz ainda, que não vai chamar a menina de aluna e, sim, de “criatura”.
No vídeo a estudante parece constrangida com a situação e chega a chorar. A diretora então diz que são “lágrimas de crocodilo”. Os alunos da escola ficaram revoltados com a atitude da direção e contam que a menina foi “humilhada”.
“A aluna ficou constrangida, até chorou, um absurdo. A escola deveria ser exemplo”, disse um aluno que prefere não se identificar.
A reportagem tentou contato com a diretora da escola, mas ela não estava no - CETI Professora Júlia Nunes na manhã desta quinta-feira (8). A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou, por meio de nota, que ainda na tarde de ontem a própria gestora pediu afastamento por entender que se excedeu.
A Seduc promete, ainda, investigar o caso para que situação como esta não se repita.
Veja nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que já está a par da situação de constrangimento a qual uma aluna do Ceti Julia Nunes foi submetida e que a diretora responsável por tal atitude já está afastada de suas funções. A Seduc reitera que não compactua com esse tipo de atitude, trabalhando sempre para garantir um ambiente escolar saudável, onde todos se sintam acolhidos. A Seduc assegura que irá averiguar os fatos e tomar as medidas cabíveis a fim de evitar que esse tipo de comportamento se repita.
cv