Entre os dias 26 e 28 de maio, a população da cidade de Guadalupe, situada a 335 km de Teresina, realizará uma simulação de evacuação da área próxima à Barragem Boa Esperança, situada na bacia do Rio Parnaíba. Essa iniciativa está sendo coordenada pela Chesf em colaboração com os órgãos de defesa civil municipais e envolve a participação dos residentes de São João dos Patos, no Maranhão.
SOBRE O CADASTRAMENTO
A simulação foi anunciada nesta quarta (15) pela Chesf. A companhia vai iniciar entre os dias 20 e 24 o cadastramento das populações locais em preparação para o Simulado de Evacuação de Área. O cadastramento será realizado especificamente nas áreas próximas à Usina, no formato porta-a-porta, ou seja, a equipe de entrevistadores irá até a residência de cada cidadão.
PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS
Essa iniciativa visa traçar estratégia adequada de evacuação e resgate, levando em consideração as características específicas da comunidade local e garantindo uma resposta rápida e eficiente em situações de risco. Além da UHE Boa Esperança, a Eletrobras Chesf implanta o PAE em todos os seus empreendimentos hidrelétricos.
EM CASO DE RETIRADA PREVENTIVA
Os simulados visam orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de necessidade de retirada preventiva. Esta é a última etapa de implantação do PAE, e atende à Política Nacional de Segurança da Barragens para proporcionar uma cultura de mais segurança para todos na região do empreendimento.
Com informações do meio norte
Foto: Foto: André Schuler / Chesf