Na tarde dessa seunda-feira, 02, um incêndio de grandes proporções assustou os moradores na área urbana do município de Hugo Napoleão. Vídeos gravados por moradores mostram o tamanho das chamas e como o fogo se alastrou rapidamente. Ainda não se sabe como o incêndio iniciou.
Algumas residências chegaram a ser atingidas pelo fogo, que foi rapidamente contido pelos moradores, que se mobilizaram em várias frentes em uma tentativa desesperada para evitar danos ainda maiores.
Um morador relatou que nunca tinha visto um fogo naquela proporção tão perto das residências. “O tempo quente e a vegetação seca fez com que o fogo se alastrasse rapidamente e chegasse tão perto das casas. As chamas eram assustadora”, relatou o morador.
A prefeitura acionou uma equipe para ajudar a conter as chamas e, assim, evitar que o fogo atingisse áreas ainda maiores. Foram solicitados carros pipas de municípios vizinhos e também da brigada de incêndio.
Segundo os moradores, o serviço feito pelos trabalhadores da brigada de incêndio, a ação dos carros pipas e sobretudo, da população em geral, foram cruciais para a contenção e controle do incêndio.
Piauí já registrou mais de 7 mil focos de incêndio
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o mês de setembro, o estado do Piauí registou 7.879 focos de incêndio. Em 2023, segundo dados do Inpe, setembro foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados cerca de 50% das ocorrências, com 3.941 focos.
O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias de agosto e início de setembro, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.
Canal de atendimento
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.
Com informações do canal 121