Nesta sexta-feira, 31, o rio Longá em Esperantina atingiu a cota de inundação, informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Já os rios Marathaoan, em Barras, e o Parnaíba, em Luzilândia, estão em cota de alerta.
"O rio Longá na cidade de Esperantina entrou em cota de inundação no dia de hoje e os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, encontram-se em cota de alerta. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina", informou o CPRM.
Segundo o órgão, o rio Longá, na cidade de Esperantina, está em cota de inundação devido as chuvas ocorridas no final da noite de ontem e início da madrugada de hoje. A cota atual é de 7,51 m, com 11 cm acima da cota de inundação, com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,63 m, continuando em cota de inundação e ficando 23 cm acima da cota de inundação.
Na cidade de Barras, a 124 km de Teresina, o nível do rio Marathaoan teve uma rápida elevação na madrugada devido às chuvas ocorridas no final da noite de ontem e início da madrugada de hoje. Nesse momento está na cota de 4,04 m e continuando em cota de alerta com 20 cm abaixo da cota de inundação.
No município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,27 m, devendo ter o nível redução nas próximas 12 h para valores em torno de 5,22 m, continuando em cota de alerta, ficando 48 cm abaixo da cota de inundação. Outros rios
Os demais rios estão em situação de normalidade. Em Floriano, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,44 m, em situação de normalidade, sendo prevista a redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 2,89 m, continuando em situação de normalidade.
Em Teresina o nível atual do rio Parnaíba é de 3,84 m, sendo previsto que nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha em 3,84 m, continuando em situação de normalidade.
Com informações do cidade verde
Foto: Kléber Oliveira/Revista AZ