• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Por volta do meio dia da última terça-feira, 23, populares registraram, uma explosão proveniente de uma bateria de celular descartada incorretamente no na praça Gentil Alves em Campo Maior (PI).

bateriacelular

De acordo com relato de testemunha em vídeo publicado na internet, a praça havia movimento de pessoas quando de repente, houve o barulho de explosão seguido de incêndio que logo foi apagado.

A testemunha ainda relatou os riscos que a população estava correndo devido a exposição da bateria em local com grande fluxo de pessoas, podendo haver um acidente grave.

Descarte incorreto de eletrônicos é crime ambiental e está disposto na Lei Nº9065 de 12/02/1998. Isso porque os elementos das baterias tracionárias, quando descartados inadequadamente, podem contaminar o solo e a água por muito anos.

DESCARTE DE BATERIA

O descarte apropriado é responsabilidade sua, e não das autoridades ou da empresa que vendeu o produto. Mesmo assim, as próprias fabricantes possuem em seus sites documentos para explicar como se desfazer desses componentes. Também há empresas que recolhem esse material, inclusive alguns supermercados.

Há outras maneiras, também. Basta fazer uma busca e encontrar a que mais se adequar às suas necessidades - ou atender a sua região.

Com informações do campo maior em foco