Na noite dessa quarta-feira, 12, uma lancha encalhou durante um passeio no Rio Parnaíba, entre Teresina e Timon, após passar próximo a uma draga que estava no rio. Cinco ocupantes da embarcação foram resgatados por populares.
O coronel Egídio Leite, do Corpo de Bombeiros de Teresina, informou que a corporação foi acionada na noite de ontem para atender a ocorrência. No entanto, não precisou resgatar os turistas.
“Não fizemos nenhuma intervenção porque a embarcação deslocou-se para a margem do rio do lado de Timon e populares fizeram o resgate. Não precisamos agir”, informou o coronel Egídio Leite.
Já o Corpo de Bombeiros de Timon informou que o resgate foi feito pelo proprietário da embarcação e quando chegaram no local a lancha já havia sido retirada e as pessoas resgatadas.
Segundo informações, aproximadamente cinco pessoas estavam na lancha e nenhuma delas ficou ferida.
Orientações sobre navegação em rios
O Corpo de Bombeiros de Timon orienta que os passeios com embarcações no rio sejam evitados no período da noite devido à baixa iluminação. O que dificulta a visualização de quem estiver pilotando o barco e, até em caso de necessidade, o resgate do Corpo de Bombeiros.
Outra recomendação da corporação é que as embarcações evitem navegar próximo a dragas e as margens dos rios, porque há bancos de areia que podem fazer com que a embarcação bata o casco e fique encalhada, como aconteceu ontem à noite em Timon.
“Além disso é importante ressaltar a necessidade de o condutor do barco ter a carteira que autorize a condução do veículo. Pilotar qualquer navegação à noite requer muito cuidado devido à baixa luminosidade. Não é recomendado. Principalmente em rios. O condutor pode bater em um banco de areia e encalhar”, destacou o tenente Thiago Carvalho, do Corpo de Bombeiros de Timon.
A recomendação é que os passeios nos rios sejam feitos até o sol se pôr. Após esse período, a embarcação deve retornar para a margem para os passageiros descerem. Outra recomendação é que o navegante procure informações com nativos da região, já que nesse período do ano o rio Paraíba costuma diminuir seu nível devido por conta do tempo.
Com informações do cidaverde