• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A falsa médica presa nessa segunda-feira (16), ao tentar ministrar palestra na sede da Ordens dos Advogados do Brasil - OAB-PI, foi identificada como Iaponyra Soares Pereira de Sousa e Silva.

De acordo a denúncia, a mulher se apresentou para membros da entidade como neurologista, PhD e Pesquisadora Científica, e iria participar de uma palestra sobre saúde mental.

Divulgação

Divulgação

Entenda o caso

A Polícia federal foi acionada após denúncia feita pela Comissão de Direito da Saúde e da Ouvidoria da OAB, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) contra a mulher por exercer irregularmente a medicina.

O médico e presidente da Comissão de Direito da Saúde, Williams Cardec, informou que conhecia a médica que teve os dados utilizados pela falsa profissional e que ela atua no município de Miguel Alves.

Após comprovar a farsa, ele entrou em contato com o presidente do CRM-PI, Dogoberto Silveira, vice-presidente Miriam Palha Dias, o assessor jurídico, Ricardo Abdala.

“Fizemos uma busca nos nossos arquivos e verificamos que o CRM em que ela utilizava pertencia a outra pessoa. Acionamos a Polícia Federal e ela foi presa em flagrante, e agora vai prestar esclarecimentos para a Justiça”, informou o advogado.

Segundo o ouvidor-geral da OAB-PI, Rodrigo Vidal, a mulher apresentava-se como neurologista e queria palestrar em um evento da OAB-PI, mas os membros da Comissão relataram incongruências nos dados apresentados por ela.

"Chamamos a profissional até a Ouvidoria e ela confessou e foi presa pela Polícia Federal", informou.