Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 24, por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) a operação "Dandara dos Palmares", que tem como objetivo cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos do crime de feminicício. Ao todo, cinco prisões já foram efetuadas até às 7h30 da manhã, quatro em cumprimento em mandados e uma em flagrante.

operaçaodandara

Outros dois alvos da operação ainda não foram localizados. As equipes seguem em buscas para localizá-los.

"Todos os mandados são relacionados à mortes violentas de mulheres nos anos de 2020 e 2021. A maioria desses mandados foi expedida agora e foram cumpridos hoje logo cedo, justamente para finalizar vários desses inquéritos", destacou a delegada Naiana da Paz, que coordena a delegacia de feminicídios do DHPP.

Durante o cumprimento dos mandados, as equipes do DHPP também realizaram a apreensão de uma quantidade drogas e recuperaram uma motocicleta roubada.

Os alvos presos na operação foram levados para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa(DHPP) para os procedimentos iniciais e devem ser transferidos para o sistema prisional, onde ficarão à disposição do poder judiciário.

O nome da operação, "Dandara dos Palmares", faz referência ao mês da consciência negra.

Dados

O Piauí registrou 22 casos de feminicídio entre os meses de janeiro e setembro de 2021. Os dados são do 7º Boletim de Ocorrências de Violência Contra a Mulher no Piauí, divulgado nesta terça-feira (23), pela Secretaria de Segurança Pública. 

cv