Na manhã de ontem, 14, um professor do curso Agronomia da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) foi vítima de um arrastão na própria residência enquanto ministrava aula remota. Parte da ação dos criminosos foi vista online pelos alunos que tentaram acionar a polícia. Câmeras de segurança flagraram o momento em que os bandidos colocavam os objetos da casa dentro de um carro.
O crime ocorreu no bairro Santa Izabel, na zona Leste de Teresina. De acordo com informações, os bandidos aproveitaram que um das moradoras da casa havia aberto o portão para sair, quando foi surpreendida por quatro criminosos armados que entraram no imóvel com um carro.
"Anunciaram o assalto, mandaram minha mãe descer do carro, fechar o portão e todos ficarem no chão. Saíram arrombando as portas, procurando coisas de valor. Isso ocorreu no momento em que ocorria a aula remota. Os alunos não sabiam o endereço, mas no curso há um parente nosso e começaram a mandar mensagem pra ele pra dizer o endereço e chamar a polícia. O momento em que meu pai levantava os braços, saía da câmera foi visto pelos alunos que também conseguiram ouvir o que estava acontecendo", disse um dos filhos da vítima.
Ao todo o professor, a esposa e uma empregada doméstica, que sofreu uma coronhada ao tentar proteger o cachorro da família, foram mantidos reféns. No vídeo é possível perceber que um senhor que fazia o serviço de capina em uma casa vizinha também foi rendido.
O crime durou cerca de 30 minutos. Foram roubados três aparelhos de TV, joias, relógios, um videogame, celulares e até uma camisa do Real Madri.
O filho do professor, que preferiu não se identificar, disse que a Polícia Militar só chegou 40 minutos após o roubo. Ele também informou que o caso foi registrado no 12º Distrito Policial, pois no distrito da área, o 11º Distrito Policial, não foi possível registrar a ocorrência, pois toda a equipe estava em horário de almoço. Até o início da tarde, nenhum dos pertences havia sido recuperado.
cidadeverde