• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Começa este mês a segunda fase do Recomeçar Turismo Litoral Piauiense, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. A primeira fase da ação iniciou em junho, tendo como foco auxiliar as empresas de turismo da Rota das Emoções na retomada das atividades, já que o setor foi um dos mais afetados pela pandemia do Coronavírus.

Mais de 40 empresas participaram da primeira fase da ação, em que foram ofertadas consultorias gratuitas do Programa Sebraetec, nas seguintes áreas: Boas Práticas Higiênico Sanitárias e Cuidados contra a Covid-19; Transformação Digital; e Comunicação Visual.

“O turismo foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Atento a isto, o Sebrae pensou a ação Recomeçar Turismo Litoral Piauiense para preparar os empreendimentos do setor para a retomada. No primeiro momento, trabalhamos muito fortemente a questão dos protocolos de segurança junto a empresas dos quatro municípios que compõem a Rota das Emoções no Piauí: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. Seguimos agora para a segunda fase, que será mais voltada para questões gerenciais e de mercado. A expectativa é atender 60 pequenos negócios, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade desses empreendimentos, que são a mola propulsora da economia do Estado”, pontua a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

aprar

A Pousada Vila Parnaíba foi uma das empresas atendidas pelo Sebrae na primeira fase da ação, tendo recebido a consultoria de Boas Práticas Higiênico Sanitárias e Cuidados contra a Covid-19.

“Desde o início da pandemia sempre procuramos nos atualizar quanto às práticas que vinham sendo adotadas pelo setor de hospedagem em todo o mundo. E o Sebrae sempre esteve ao nosso lado. Essa consultoria veio para nos dar ainda mais segurança na implantação dos procedimentos, minimizando os custos da readequação para o novo normal. Os clientes têm ficado bastante satisfeitos com os protocolos adotados na pousada e externam esse sentimento nos comentários em sites de avaliação. Fizemos esse investimento e estamos à frente daqueles que não se predispuseram a fazer. Hoje, temos isso como um grande diferencial de segurança para o turista”, afirma a empresária Lara Portela, proprietária da Pousada Vila Parnaíba.

Outra empresa beneficiada com as consultorias do Recomeçar Turismo Litoral Piauiense foi a Quadri Aventuras, que trabalha com receptivo e passeios de quadricículo. O empresário Alessando Schwonka, que recebeu a consultoria de Comunicação Visual conta que a pandemia desestabilizou as empresas de turismo e que foi necessário adotar novos mecanismos para a retomada das atividades.

“O Sebrae me mostrou uma nova linha a seguir, principalmente com relação a divulgação nas redes sociais. Por meio da consultoria de Comunicação Visual pude melhorar as peças trabalhadas. E foi também com o apoio do Sebrae que formalizei a minha empresa”, comenta Alessando Schwonka.


Na segunda fase do Recomeçar Litoral Piauiense serão ofertadas consultorias nas áreas de Organização, Controle e Planejamento Financeiro; Marketing Digital; Mercado; Preparação para Encontros de Negócios; e de Gastronomia, com vistas ao Festival Gastronômico Sabores da Rota.

ascom