• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Uma inovação no ensino da medicina promete inserir o Piauí no circuito dos grandes cursos da área realizados no Brasil: o Curso Brasileiro Continuado de Cirurgia, organizado por médicos e acadêmicos piauienses, iniciado na última segunda-feira (07) e que seguirá até o mês de outubro, na modalidade virtual.

A organização estadual do curso é liderada pelo médico Marlon Moreno, Coordenador do serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e orientador da Liga Acadêmica de Técnica Cirúrgica do Piauí. Em entrevista ao GP1, o especialista apresentou maiores detalhes da programação.

PUBLICIDADE

  • Foto: Reprodução/InstagramMédico Marlon MorenoMédico Marlon Moreno

“Conseguimos convidar outras ligas de todo o Brasil, reunindo grandes cirurgiões, de vários estados do Brasil para participar desse curso, e junto com a associação nacional conseguimos mais de dois mil inscritos nesse evento, um número bem expressivo para o primeiro evento, tivemos uma boa aceitação”, explicou Marlon Moreno.

As aulas serão transmitidas pelo YouTube, e vão ser ministradas por nomes renomados da medicina, reconhecidos em território nacional, dentre eles, Orlando Torres (autor de um dos principais livros da área publicado aqui no Brasil: “Cirurgia de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares”); André Ibrahim (professor da USP e Coordenador do módulo de Transplante da Beneficência Portuguesa); Antônio Cury (Coordenador do Sírio Libanês e Beneficência Portuguesa, especialista em vídeo-cirurgia); Marcelo Loureiro (Coordenador Geral da Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do Instituto Jacques Perissat) e uma série de outros especialistas.

Para o doutor Moreno, o fato de o curso ter sido bem recebido, alcançando um grande número de inscrições, coloca o Piauí em evidência em todo o Brasil, visto que eventos desse porte geralmente ficam restritos à região sul e sudeste do país.

“Estou muito feliz em começar um curso e a ideia ser bem aceita e abraçada, com sucesso nas inscrições, o que me deixou bem surpreso, já estamos pensando em um segundo curso. Para o Piauí é uma coisa muito boa, pois coloca a gente em evidência em relação ao pessoal da região sul e sudeste, geralmente ele que fazem esses eventos e a origem toda foi aqui, está sendo um sucesso total”, ressaltou.

O curso conta com Certificado Nacional e apoio das principais instituições médicas do Brasil, como: CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões), CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva), SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica), SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica), ABLAM (Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Medicina); ABLAC (Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia), SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

Embora já tenham sido ministradas duas aulas, acadêmicos e médicos interessados ainda podem se inscrever, através do site oficial do evento.

FONTE: GP1