• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Governo do Estado decretou situação de emergência na cadeia pública de Altos. Desde o dia 20 de maio, quando foi diagnosticada a infecção de detentos possivelmente pelo consumo de água contaminada que o local vive sob forte fiscalização e acompanhamento das autoridades, entre elas o Ministério Público do Estado. Na edição de ontem (3) do Diário Oficial do Estado foi publicada a decretação da emergência. A situação de emergência tem prazo de 90 dias a contar de ontem. Pelo menos 39 detentos foram hospitalizados e cinco chegaram a falecer.

Apresentação do plano de retomada

O governador Wellington Dias (PT) apresentou hoje (4) uma nova rodada de pesquisa sobre a situação da pandemia da Covid-19 no Piauí. Amanhã ou no sábado ele se reúne por videoconferência com os deputados estaduais para apresentar o plano de retomada. Segundo o líder do Governo na Casa, deputado Francisco Costa (PT), a apresentação para os parlamentares já era uma ideia do Governo que só aguardava a finalização desta pesquisa para acontecer.

Órgãos da gestão estadual

O Governo do Estado definiu as regras para a retomada dos trabalhos nos órgãos do Estado. As medidas foram anunciadas pelo secretário de Administração Merlong Solano, e valerão para todos os órgãos da administração estadual.

Doações

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22º região doou máscaras de proteção ao Hospital de Campanha Estadual (HCE), localizado no Ginásio Verdão. A iniciativa vai ajudar na proteção de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19. As máscaras foram compradas com o recurso financeiro arrecado com multas aplicadas em processos trabalhistas.

Barreiras sanitárias

O trabalho efetivo nas barreiras sanitárias entre o Piauí e os estados do Ceará e Maranhão será de extrema necessidade no momento da reabertura da economia e o retorno das atividades no estado. Em Teresina estão muitos serviços que são buscados por pessoas que vem do Pará e do Maranhão como é o caso do polo de saúde do Piauí.

Sul do Piauí

A conclusão de parte dos 8 km da rodovia PI-394 foi comemorada pela população do extremo sul do Piauí. O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) concluiu o serviço em 5 quilômetros da rodovia, no trecho que compreende o entroncamento da BR-135 (Colônia do Gurgueia) entroncamento BR-324 (Colônia do Padre), na região do município de Colônia do Gurgueia.

Estrada da soja

Com o investimento de R$ 5.382.901,65 o trecho recuperado da PI-394 trouxe um sentimento de alívio aos moradores e motoristas da região sul do estado. Sentimento parecido terá a população da região da Baixa Grande do Ribeiro quando o Governo concluir o trecho da PI-392 que é responsável pelo escoamento de mais de 60% da produção de soja da região do cerrado.

Atenção psicossocial

O Brasil tem hoje 2.657 CAPS e 691 serviços de assistências terapêutica. A informação foi repassada pela Diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Substituta - DAPES/SAPS - Ministério da Saúde, Maria Dilma. Em 2019 foram liberados poco mais de R$ 12 milhões para o trabalho no país. A situação psicossocial dos brasileiros durante a após o período de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, foi tema de debate na Câmara dos Deputados. O quadro que já era deficitário preocupa.

Tecnologia

As empresas que conseguiram se adequar a situação da pandemia da Covid-19 e os impactos do isolamento social diminuíram seus prejuízos com a queda das vendas se sobressaindo aos seus concorrentes. Entre os serviços básicos, que não possuem concorrentes, como é o caso do fornecimento de água e energia foram desenvolvidos aplicativos para que os consumidores possam quitar seus débitos sem ter que ir aos postos de atendimento. 

 

teresinadiario