• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Depois de várias reuniões e muitas idas e vindas das propostas de cada categoria, a convenção final entre Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Sindicato do Comércio Varejista de Floriano foi realizado na tarde desta sexta-feira (16), e o acordo coletivo de trabalho 2018/2019 foi fechado.

A maioria das cláusulas segue o modelo da última convenção, 2017/2018, os impasses ficaram por conta dos reajustes de salários e o horário de funcionamento em feriados.

No encontro, patrões e empregados estiveram acompanhados das suas assessorias jurídicas, e apresentaram suas propostas finais para discursão. O acordo coletivo trata diretamente dos direitos trabalhistas e benefícios para empregados e também para os empresários.

WhatsApp Image 2018 11 16 at 16.04.34

Na questão salarial os empregados pediram um aumento de 6%, mas depois de muita conversa, entraram em acordo com os patrões, e o reajuste foi de 4%. Se antes, o piso era de 1.013 para comerciários e 1.023 para supermercados, agora ficou definido de R$ 1.054,00 para comércio em geral, e de R$ 1.064,00 para supermercados.

“Consideramos um reajuste satisfatório, porque nós não tínhamos essa condição de elevar esse reajuste em função da incerteza na economia, no entanto, precisamos reconhecer que os nossos trabalhadores do comércio também têm as suas necessidades e temos que encontrar um meio termo que seja satisfatório para ambas as partes, ” disse Conegundes.

“Chegou a um ponto que não tinha mais como avançar nas negociações e tivemos que fechar praticamente como a convenção do ano anterior, não houve avanços significativos. Ficamos no embate na questão do reajuste, nós pedimos 6% e conseguimos 4%. Não foi completamente satisfatório, mas não atrapalhou as negociações e avançamos em determinados pontos,” disse Antônio de Sousa, pres. Sind. Trab. do Comércio.

WhatsApp Image 2018 11 16 at 17.15.27

Na convenção ficou estabelecido que o comércio de Floriano voltará a abrir no Sábado de Aleluia (Semana Santa), “até esse ano, 2018, apenas os supermercados abriram as portas até o meio dia, agora os empresários tem essa opção de funcionar também até o meio dia no Sábado de Aleluia e assim atender as necessidades da sociedade,” frisou Conegundes do SINCOMFLOR.

“Os supermercados já funcionavam até meio dia no Sábado de Aleluia, o que houve nessa convenção foi um clamor por parte dos empresários para que o comércio também funcionasse nessa data na semana santa. Eles alegam que Floriano está se tornando uma cidade cultural na semana santa, principalmente, no Sábado de Aleluia quando acontece o espetáculo Paixão de Cristo, e vem as caravanas de outros municípios e encontram a cidade parada e o comércio fechado, então, acordamos com esse pedido dos empresários que acreditam que podem vender bem no período,” falou Antônio de Sousa, Pres. Sind. Trab. do Comércio.

WhatsApp Image 2018 11 16 at 16.10.11

Quanto ao horário de funcionamento do Shopping de Floriano, nada foi definido porque ainda não foi estabelecido uma data fixa para inauguração do empreendimento comercial.

A Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 já passa a valer com data retroativa a 1 de Novembro de 2018.