Na manhã deste sábado (12) ocorreu a abertura das atividades, em 2018, do projeto “Combatentes Mirins”, que tem suas ações conduzidas pela Organização dos Ex-combatentes em parceria com a Polícia Militar do Piauí e com a Prefeitura de Floriano. Durante o evento participaram o prefeito Joel Rodrigues, o comandante da Polícia Militar no Piauí Carlos Augusto, o coronel do 3º Batalhão de PM Rubens Lopes, o comandante do Pelotão Mirim no Piauí capitão Saraiva, o presidente da Organização dos Ex-combatentes, Francisco Pereira, assim como autoridades, secretários, alunos, seus familiares e os instrutores do projeto.
O projeto reúne práticas pedagógicas, recreativas e esportivas destinadas a crianças e adolescentes que estejam matriculados regularmente em escolas da Rede Estadual, Municipal ou particular de ensino. As atividades teóricas e práticas são: aulas de flauta-doce, violão, percussão, judô, jiu jtsu, reforço escolar e, a partir dessa parceria com a PM do Piauí, o projeto reforça suas atividades voltadas para o exercício da cidadania. As ações práticas são realizadas no Clube da ARJOB e as teóricas serão ministradas na sede da Organização dos Ex Combatentes, no bairro Bosque Santa Teresinha.
Durante aula inaugural os alunos seguiram todo o protocolo que é realizado durante as atividades do projeto, além de realizar uma amostra dos aprendizados. O presidente da Organização dos Ex-combatentes, Francisco Pereira, destacou a importância das atividades para as 140 crianças e jovens que são assistidos por essa iniciativa. “Hoje estamos dando mais um passo para reforçar esse trabaho socioeducativo, ensinamentos como disciplina, hierarquia e amor a Deus facilitam a retirada do jovem da vulnerabilidade social e, assim, trazê-lo para o seio da família”, explicou o ex-combatente.
O prefeito Joel parabenizou a iniciativa do Pelotão Mirim e da Polícia Militar e colocou a Prefeitura de Floriano a disposição para contribuir com o projeto. “Para participar desse programa a criança precisa estar na escola, e o município vem investindo com muito zelo na Educação. É nossa disposição manter essa parceria com os Ex-combatentes e com a PM do Piauí para darmos continuidade a essa iniciativa”, finalizou Joel Rodrigues.
SECOM