• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Uma ação conjunta da Polícia, Ministério Público e Poder Judiciário – cada órgão cumprindo a sua função especifica – vem resultando numa maior celeridade no combate aos criminosos. É o que avalia o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, que teve resolução aprovada por aquela corte, criando Núcleo de Enfrentamento ao crime de Especial Gravidade.

“Cada órgão tem a sua missão especifica”, argumentou o magistrado, explicando que o processo penal adotou o sistema de partes, em que cada ator da cena criminal tenha as suas respectivas e específicas atribuições. A Polícia investiga, o promotor (Ministério Público) promove  a  ação e denuncia, enquanto o juiz colhe a prova e julga – absolvendo ou condenando p acusado.


Edvaldo Moura revelou que na sua gestão à frente do TJ, é a preocupação  com a celeridade das investigações policiais, com  celeridade da ação do Ministério Público e com a celeridade das ações do Judiciário, notadamente no âmbito dos processos criminais, que são aqueles que chamam mais atenção  repercute mais intensamente no meio da comunidade.

Quanto ao Núcleo de Especial Gravidade é composto de dois desembargadores, dois promotores, dois delegados e dois defensores públicos que atuam com essa finalidade.

 

Da redação