• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Cinco municípios do Piauí recebem, nesta terça-feira, 25, capacitação para instalar e manusear pluviômetros semiautomáticos. A ação, que acontece na Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí, é de iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) e integra o projeto Pluviômetros nas Comunidades.

 

Os municípios do Piauí contemplados foram: Campo Maior, Piracuruca, Santa Cruz dos Milagres, Buriti dos Lopes e Esperantina. Os instrumentos medem a quantidade de chuvas e são instalados em áreas de risco, sujeitas a inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra. Os equipamentos saíram do interior paulista e compõem um lote de 107 unidades destinadas a todo o País.

 

Segundo a pesquisadora do Cemaden, Maria Rita Fonseca, o projeto visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.

 

“A ação prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais”, explicou.

 

 

De acordo com Maria Rita, os equipamentos são chamados de semiautomáticos, porque devem ser operados por grupos locais treinados por equipes do Cemaden e da Defesa Civil. Assim, agentes comunitários indicados pela Prefeitura recebem orientações de como proceder em situações de alerta. A pesquisadora enfatiza que o pluviômetro pode ser um importante aliado para que os moradores em áreas de risco possam monitorar as chuvas e aumentar sua capacidade de resposta.

 

govpi