gatosDados levantados nas empresas distribuidoras de energia elétrica do país mostram que o Piauí está em terceiro lugar em desvios de energia elétrica, perdendo apenas para o Amazonas e Pará.

 

Segundo o assistente da diretoria comercial da Eletrobrás/PI, Armando Gayoso, o Estado do Piauí perde 30% da energia elétrica que compra. “São 120 milhões de reais de prejuízos por ano. O Estado perde 25% de ICMS deste valor, são mais de 30 milhões que deixa de arrecadar” diz.

 

O representante da Eletrobrás disse que a empresa está trabalhando para combater os desvios e para isto já conta com 120 equipes fazendo o trabalho no Estado.  “Estamos fiscalizando cerca de 7 mil unidades consumidoras mês e destas constatamos problemas em cerca de duas mil e duzentas. Abrimos o processo e cobramos a energia desviada” diz.

 

Segundo Gayoso temos a cultura do desvio enraizada no nosso povo, mas o Estado também está preocupado com o problema e criou o Núcleo de Combate aos desvios que está agindo no sentido de evitar estas perdas.

 

 

Além do esforço para combater os desvios a Eletrobrás/PI está também combatendo a inadimplência. Para isto triplicaram as equipes de corte no Estado e que já apontam resultados positivos como o aumento da adimplência que saiu de 85% para 94%. “Temos 6% de inadimplência, mas vamos melhorar estes dados” diz Armando.

 

 

Acessepiaui