A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) iniciada nesta sexta-feira, 27, já está afetando os usuários. A paralisação por tempo indeterminado interrompeu 100% dos serviços do órgão de trânsito. Quem recorreu à sede da instituição em busca de atendimento teve que voltar. A emissão de boletos para algumas taxas de serviço podem ser retirados pela internet.

 

Para a bioquímica Rafaela Buenos Aires, quem sai mais prejudicado com o movimento é a população. “Trabalho no interior do estado e hoje faltei ao trabalho para vir buscar a renovação de minha carteira de motorista, mas agora só vou poder pegar o documento quando acabar a greve. Ainda terei que ficar sem dirigir porque a carteira anterior já venceu”, reclamou Rafaela.

 

A estudante Moana Laís de Sousa, de 19 anos, foi na manhã desta sexta-feira na sede do Detran, localizada na Zona Sul de Teresina,  para buscar a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  “Estou frustrada. Passei oito meses assistindo aulas e fazendo as provas para conseguir tirar minha habilitação e quando finalmente termino todo o processo, não posso receber minha CNH por causa desta grave, que não deveria paralisar todo o sistema”, disse a estudante.

 

De acordo o Sindicato dos Servidores do Detran-PI a categoria reivindica um plano de cargos e salários específico para os funcionários do órgão. Dentre os serviços paralisados, estão os de vistoria, fiscalização, emissão de habilitação, testes de balizas, emplacamento e liberação de carros.

 

 

A assessoria do Detran-PI informou aos proprietários de veículos que precisarem emitir taxas, que os mesmos podem recorrer ao site do departamento de trânsito. Sobre outros serviços, como a liberação de veículos apreendidos ou recebimento de CNH, não há como prever que soluções devem ser dadas.

 

 

G1PI